×
Pontos de Interesse no Concelho de Ovar
Capela do Senhor do Calvário (Arada)
Uma capela recente, do século XX, destaca-se a torre sineira com abertura na base entre colunas servindo como um pequeno alpendre para a entrada na capela, seguido de um nicho envidraçado com Jesus Cristo na Cruz (Calvário) e finalmente os quatro arcos de volta perfeita com os quatro sinos. A cobertura é piramidal terminada na cruz.
Centro de Válega (Válega)
O centro da localidade que é uma rotunda com a Igreja Matriz, um jardim de dimensões razoáveis, comércio, restauração, lojas, inclusivamente a sede do poder político, a Junta de Freguesia. A legenda, no sítio mais propício da localidade, informa aos viajantes que ali passam que estão em Válega.
Chafariz Neptuno (Ovar)
Situado num pequeno largo, face à via principal que atravessa a cidade, este chafariz foi o primeiro do género a abastecer a cidade de água.
Fonte do Estanislau (Arada)
Fonte de Estanislau é a base de um pequeno espaço de lazer com a passagem do rio que em tempos um pouco remotos fez mover vários moinhos de rodízio. Um deles foi recuperado fazendo atualmente parte deste espaço, juntamente com os passadiços e um pequeno parque de merendas à sombra das árvores.
Fonte do Hospital (Ovar)
Uma das fontes mais monumentais de Ovar, fica situada próximo do hospital e do Largo dos Combatentes.
Fonte do Jardim de Campos (Ovar)
Esta fonte está situada no centro da cidade, no Jardim dos Campos, em frente à Capela de Nossa Senhora do Parto.
Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Esmoriz)
A edificação da igreja é dos finais do século XIX, sobre as fundações de uma outra anterior, com o início da sua construção em 1862 e final em 1895.
Igreja de Santa Marinha e Antigo Cemitério (Cortegaça)
Uma igreja com pouco mais de cem anos, teve o seu início em 1910 e a sua finalização 1918. Veio então substituir uma outra mais antiga, tendo como principal orago a Santa Marinha.
Igreja de São Martinho de Arada (Arada)
Uma edificação datada do século XVIII, tem reformas e alterações no final do século XIX e princípio do XX. A imagem do padroeiro São Martinho, que se guarda no nicho da fachada principal, foi esculpida no século XV. No século XVIII foram construídos novos retábulos para substituir os desaparecidos.
Igreja Matriz de Ovar (Ovar)
A Igreja Matriz de Ovar, dedicada a São Cristóvão, situa-se numa pequena elevação à entrada da cidade, havendo acesso ao templo por uma escadaria.