×
Pontos de Interesse no Concelho de Vouzela
Igreja da Misericórdia (Vouzela)
Situada na via principal de Vouzela, a fachada é delimitada por cunhais encimados por pináculos, tem no lado direito a torre sineira adossada.
Igreja Matriz de Fataunços (Fataunços)
De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares. A fachada definida por cunhais, encimada por foragéus, tem anexada a torre sineira em forma quadrangular.
Igreja Matriz de Vouzela (Vouzela)
Esta igreja denomina-se de Igreja Matriz de Vouzela, Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora de Assunção, à qual o templo é dedicado. Foi edificado no final do século XII, princípios do século XIII.
Igreja Paroquial de Cambra (Cambra)
Denominada igualmente como Igreja de São Julião, como o seu Orago, foi edificada no século XVIII, em 1779. Tem a sua fachada em estilo barroco, revestida com azulejos azuis e brancos, flanqueada por duas torres sineiras ligeiramente recuadas.
Igreja Paroquial de Ventosa (Ventosa)
Segundo a opinião de historiadores, a Igreja Paroquial está documentada como sendo do século XIII. Contudo esta veio a suceder a uma mais antiga que a própria nacionalidade, pertencente ao século XI.
Junta de Freguesia de Fataunços (Fataunços)
Pertencente a uma freguesia com um invejável passado histórico, Fataunços remonta a um passado documental comprovativo de que por aqui passaram seres pertencentes à pré-história, deixando diversos monumentos megalíticos.
Largo Principal da Aldeia (Cambra)
Um pequeno largo da aldeia de Cambra, único ponto de encontro da população, perto da igreja, o café, ponto de reunião, e um Solar.
Museu Municipal de Vouzela (Vouzela)
Antigo Tribunal Judicial, atualmente Museu Municipal de Vouzela, é um edifício característico do tempo de D. João V do século XVIII, com janelas de frontão e avental.
Pelourinho de Fataunços (Fataunços)
Aqui temos um estilo de pelourinho um pouco diferenciado dos habituais, confundindo um pouco com os cruzeiros. Está situado num pequeno largo existente ao lado da Junta de Freguesia.
Pelourinho de Vouzela (Vouzela)
O pelourinho do século XVIII, ergue-se num soco de três degraus de rebordo boleado onde assenta o conjunto da base, coluna, capitel e remate. A base da coluna é um prisma quadrangular de arestas molduradas com dois ressaltos escalonados.