Terá sido habitada até ao final do século XVI e princípios do século XVII.
De planta quadrangular, de granito, está dividida em três pisos, sendo acedida ao piso do meio por uma porta em arco quebrado. Este acesso era encimado por um balcão com mata-cães, com a função de defendê-lo.
Este ponto está situado na localidade Cambra, na freguesia Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
(Distância: 25 m NE)
Este templo religioso apresenta-se com uma planta longitudinal de uma só nave. A sua simples fachada é em empena triangular, com o rasgo do portal de moldura encimada por uma janela também de moldura, deixando passar a luz do dia.
(Distância: 823 m E)
Um pequeno largo da aldeia de Cambra, único ponto de encontro da população, perto da igreja, o café, ponto de reunião, e um Solar.
(Distância: 890 m E)
Denominada igualmente como Igreja de São Julião, como o seu Orago, foi edificada no século XVIII, em 1779. Tem a sua fachada em estilo barroco, revestida com azulejos azuis e brancos, flanqueada por duas torres sineiras ligeiramente recuadas.
(Distância: 3 km NW)
Os jovens de Vilarinho, que cedo saíram desta povoação à procura de emprego e constituir família, regressam agora à sua aldeia recuperando casas antigas e degradadas.
(Distância: 5 km NE)
A Torre de Vilharigues é o que resta do castelo que ali existiu, pertencendo ao conjunto de castelos, torres senhoriais e atalaias, formando assim o sistema defensivo nesta região de Lafões desde o séc. XI.
(Distância: 5 km N)
Situada perto do espaço onde se realiza a feira, apresenta-se com uma planta longitudinal, de fachada em empena triangular, com uma pequena sineira.
(Distância: 6 km N)
Situada no centro histórico da cidade, com uma planta longitudinal, é constituída por nave e capela-mor.
(Distância: 6 km N)
Situada na parte histórica da cidade, o edifício acolhe a União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães.
(Distância: 6 km N)
O Museu Municipal encontra-se num edifício da década de 1940 com arqueologia romana, como moedas, cerâmicas, marcos miliários e outros.
(Distância: 6 km N)
De uma verdadeira importância que um pelourinho podia ter nos tempos mais remotos no campo político e judicial, acabou por se tornar num verdadeiro símbolo do nada, até no seu próprio remate.