Perto da Igreja Paroquial está o café, ponto de reunião, e um Solar num local habitualmente estratégico dos solares, situados no largo da igreja ou no centro de algumas aldeias.
Este ponto está situado na localidade Cambra, na freguesia Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
(Distância: 90 m SE)
Denominada igualmente como Igreja de São Julião, como o seu Orago, foi edificada no século XVIII, em 1779. Tem a sua fachada em estilo barroco, revestida com azulejos azuis e brancos, flanqueada por duas torres sineiras ligeiramente recuadas.
(Distância: 801 m W)
Este templo religioso apresenta-se com uma planta longitudinal de uma só nave. A sua simples fachada é em empena triangular, com o rasgo do portal de moldura encimada por uma janela também de moldura, deixando passar a luz do dia.
(Distância: 823 m W)
Esta é uma torre medieval erguida no final do século XIII, princípios do século XIV, não se sabendo quem a mandou edificar e pressupondo-se que esta esteja ligada à Família Lemos.
(Distância: 4 km NW)
Os jovens de Vilarinho, que cedo saíram desta povoação à procura de emprego e constituir família, regressam agora à sua aldeia recuperando casas antigas e degradadas.
(Distância: 4 km NE)
A Torre de Vilharigues é o que resta do castelo que ali existiu, pertencendo ao conjunto de castelos, torres senhoriais e atalaias, formando assim o sistema defensivo nesta região de Lafões desde o séc. XI.
(Distância: 5 km N)
Situada perto do espaço onde se realiza a feira, apresenta-se com uma planta longitudinal, de fachada em empena triangular, com uma pequena sineira.
(Distância: 5 km NE)
Segundo a opinião de historiadores, a Igreja Paroquial está documentada como sendo do século XIII. Contudo esta veio a suceder a uma mais antiga que a própria nacionalidade, pertencente ao século XI.
(Distância: 5 km N)
Sendo o seu orago São João Batista, a edificação remonta ao período do românico, com uma reconstrução do século XVIII.
(Distância: 5 km NE)
A Capela de Santo António resume-se à planta retangular com um único portal em arco de volta completa, com uma sineira no lado direito da fachada.
(Distância: 5 km NE)
Já pouco resta da infra-estrutura original, remontando a construção ao século XVI. É uma ponte de um arco suportando um tabuleiro em cavalete.