Com uma pequena resenha da história de Fataunços de que constava nas inquirições de 1258, e com indicações de que no século XVIII a igreja já estava implantada, acredita-se que este templo religioso pertença à época medieval.
Em empena contracurvada, possui um portal de moldura, fazendo a ligação à janela. Está ladeada por duas janelas em forma de óculo.
No interior, a nave possui altares de talha dourada com a sua maior evidência e ex-libris deste templo, o arco e tribuna, encimado pelas armas reais, sustentadas por cinco anjos, dado que a igreja pertenceu ao Padroado Real.
Este ponto está situado na localidade Fataunços, na freguesia Fataunços e Figueiredo das Donas.
(Distância: 57 m S)
Aqui temos um estilo de pelourinho um pouco diferenciado dos habituais, confundindo um pouco com os cruzeiros. Está situado num pequeno largo existente ao lado da Junta de Freguesia.
(Distância: 59 m S)
Pertencente a uma freguesia com um invejável passado histórico, Fataunços remonta a um passado documental comprovativo de que por aqui passaram seres pertencentes à pré-história, deixando diversos monumentos megalíticos.
(Distância: 292 m NW)
De nave única, apresenta uma fachada em empena contracurvada, encimada por foragéus e por uma cruz. O portal de moldura é encimado por um nicho com a imagem do Santo António.
(Distância: 2 km NW)
Uma praia do rio Vouga com muito espaço arborizado e relvado.
(Distância: 2 km NW)
Muito perto da capela com o mesmo nome e com a data de 1943, a fonte situa-se no nível abaixo da estrada, precisamente junto ao rio Vouga e no meio de um jardim. Com uma superfície revestida de azulejos azuis e brancos, é servida por uma água pura e límpida.
(Distância: 2 km NW)
As Termas de São Pedro do Sul situam-se a pouco mais de 3 quilómetros a sudoeste de São Pedro do Sul, sede do concelho e da freguesia, junto do rio Vouga.
(Distância: 2 km NW)
O Rio Vouga nas Termas de São Pedro do Sul.
(Distância: 2 km NW)
Situada na proximidade do Balneário Termal de São Pedro de Sul, a Capela de São Martinho é uma edificação do século XIV. Construída em granito, destaca-se a fachada aberta pela porta em arco quebrado e uma pequena janela no lado direito da capela.
(Distância: 2 km NW)
Esta capela, situada junto do jardim da localidade e a pouca distância das Termas, foi inaugurada em 21 de maio de 1998.
(Distância: 2 km NW)
Consideradas as melhores de Portugal, as mais antigas com um cheiro a romano, as únicas e melhor preservadas. Uma construção pelos romanos, tendo sido edificado em duas fases com a primeira a decorrer no século I d.C. e a segunda a coincidir com a conclusão do edifício nos finais do mesmo século.