O frontispício é definido por cunhais, rematados por altos foragéus, em empena de linhas contracurvadas com volutas que remata o edifício. Ao centro abre-se um arco de asa de cesto de acesso à entrada do templo, em que esta se liga à janela do coro. Está ladeada por dois nichos de frontão contracurvado e no eixo do portal encontra-se uma cartela relevada.
O interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço com caixotões onde foram pintados elementos hagiológios. O arco triunfal apresenta-se com talha ligando aos altares colaterais, com sanefa que os reveste, criando um amplo enquadramento para a capela-mor.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1945.
Este ponto está situado na localidade Cambra, na freguesia Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
(Distância: 90 m NW)
Um pequeno largo da aldeia de Cambra, único ponto de encontro da população, perto da igreja, o café, ponto de reunião, e um Solar.
(Distância: 869 m W)
Este templo religioso apresenta-se com uma planta longitudinal de uma só nave. A sua simples fachada é em empena triangular, com o rasgo do portal de moldura encimada por uma janela também de moldura, deixando passar a luz do dia.
(Distância: 890 m W)
Esta é uma torre medieval erguida no final do século XIII, princípios do século XIV, não se sabendo quem a mandou edificar e pressupondo-se que esta esteja ligada à Família Lemos.
(Distância: 4 km NW)
Os jovens de Vilarinho, que cedo saíram desta povoação à procura de emprego e constituir família, regressam agora à sua aldeia recuperando casas antigas e degradadas.
(Distância: 4 km NE)
A Torre de Vilharigues é o que resta do castelo que ali existiu, pertencendo ao conjunto de castelos, torres senhoriais e atalaias, formando assim o sistema defensivo nesta região de Lafões desde o séc. XI.
(Distância: 5 km NE)
Segundo a opinião de historiadores, a Igreja Paroquial está documentada como sendo do século XIII. Contudo esta veio a suceder a uma mais antiga que a própria nacionalidade, pertencente ao século XI.
(Distância: 5 km N)
Situada perto do espaço onde se realiza a feira, apresenta-se com uma planta longitudinal, de fachada em empena triangular, com uma pequena sineira.
(Distância: 5 km NE)
A Capela de Santo António resume-se à planta retangular com um único portal em arco de volta completa, com uma sineira no lado direito da fachada.
(Distância: 5 km NE)
Já pouco resta da infra-estrutura original, remontando a construção ao século XVI. É uma ponte de um arco suportando um tabuleiro em cavalete.
(Distância: 5 km NE)
A Fonte da Nogueira apresenta-se como única em Vouzela, contudo não é uma uma fonte qualquer e tão pouco mais uma existente, pois esta teve as honras de ser mandada edificar pelo Príncipe D. Luís.