×
Pontos de Interesse no Concelho de Santa Marta de Penaguião
Capela de São Sebastião (Fontes)
Uma pequena capela com a sineira numa estrutura lateral à parede esquerda, a porta principal ladeada por duas pequenas janelas e encimada por uma terceira janela, todas as aberturas retangulares.
Capela de Soutelo (Fontes)
Uma capela em que se destaca a torre sineira afastada da capela e situada à entrada do recinto. A capela tem a fachada simples, com a porta e uma pequena janela a encimar.
Capela do Espírito Santo de Tabuadelo (Fontes)
É uma capela retangular, possivelmente uma reconstrução de meados do século XIX, com a porta ladeada por duas janelas retangulares e a emprena truncada pela sineira.
Capela do Mártir São Sebastião (Lobrigos e Sanhoane)
Em Sanhoane, uma capela possivelmente do século XVIII em que a entrada se resume à porta ladeada por duas pequenas janelas retangulares e que contém no interior uma imagem de São Sebastião do século XIX.
Capela Nova de São Lourenço (Lobrigos e Sanhoane)
Nesta capela de 1990, a entrada, antecedida por um pequeno alpendre sobre pilastras, faz parte da torre sineira e é sobreposta por uma janela retangular, com outras duas janelas idênticas nos panos laterais.
Cruzeiro de Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião)
Um cruzeiro em que o fuste cilíndrico liso assenta sobre uma base de secção quadrada e degraus quadrados, terminando com uma esfera armilar e uma cruz.
Cruzeiro do Senhor dos Aflitos (Fontes)
Situado em Fontes, é um pedestal sobre cinco degraus com a imagem do Senhor dos Aflitos sobre a coluna com cenas da Paixão esculpidas.
Fonte da Igreja de São João de Lobrigos (Lobrigos e Sanhoane)
A Fonte da Igreja, do século XVIII, é composta por um espaldar com um brasão eclesiástico e ladeada por pilastras terminadas em pináculos. Uma carranca verte água para o tanque.
Fonte de Fontelo (Medrões)
Uma fonte num largo no centro da localidade de Fontelo, em que duas bicas em lados opostos da coluna vertem água para o tanque octogonal que rodeia a coluna.
Fonte de Matos (Lobrigos e Sanhoane)
A fonte é composta por um tanque retangular e um espaldar terminado em frontão contracurvado ladeado por pináculos. Duas cabeças vertem água para um tanque retangular.