×
Pontos de Interesse no Concelho de Santa Marta de Penaguião
Capela de Santo António de Justos (Fontes)
Uma capela construída possivelmente no século XVII ou XVIII, salienta-se a empena truncada no lado direito pela sineira em arco de volta perfeita com pináculos e uma cruz centrada.
Capela de São Gonçalo (Lobrigos e Sanhoane)
Em São João de Lobrigos, é uma capela do século XIX num recinto murado a que se acede por uma pequena escadaria, com a porta principal encimada por um janelão com uma moldura decorada.
Capela de São Gonçalo (Louredo e Fornelos)
Uma pequena capela do século XVII com a entrada antecedida por um alpende sobre duas colunas, onde se encontra uma cruz com Jesus Crucificado, quase em tamanho natural.
Capela de São João e Senhor dos Aflitos (Louredo e Fornelos)
Em Fornelos, do final do século XVIII, destaca-se a decoração feita com seixos pintados na fachada frontal e em frases escritas na lateral e as fortes pilastras terminadas em pináculos.
Capela de São José em Laurentim (Lobrigos e Sanhoane)
Uma pequena capela do século XVIII com a porta principal em arco abatido ladeado por duas janelas também em arco abatido e sobreposto de um óculo em frontão contracurvado.
Capela de São Lourenço de Vila Maior (Lobrigos e Sanhoane)
Uma capela sobre um pequeno adro murado, destaca-se a sineira sobre a empena numa estrutura terminada com uma pequena cruz.
Capela de São Martinho (Sever)
Em Paredes de Arcã, na fachada destaca-se o pequeno alpendre sobre a porta principal ladeada por duas pequenas janelas, todas em arco abatido, e a imagem de São Martinho em painel de azulejos.
Capela de São Pedro (Fontes)
A cerca de 1 km a leste de Fontes, esta capela contém uma imagem de São Pedro, em madeira policromada, do século XVII. Destaca-se no adro a paisagem sobre toda a área em redor.
Capela de São Pedro (Lobrigos e Sanhoane)
Próximo da localidade de Senhora da Graça, esta capela recente, datada de 1995, substituiu uma outra mais antiga que se encontrava totalmente em ruínas.
Capela de São Pedro (Medrões)
Destaca-se na fachada frontal o nicho, com a escultura de São Pedro, sobreposto à porta principal e a grande sineira sobre o telhado. As pilastras são terminadas em pináculos em forma de vaso.