×
Pontos de Interesse no Concelho de Ferreira do Zêzere
Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere (Ferreira do Zêzere)
Situada num dos extremos do centro da vila, a fachada está orientada para o Jardim da Praça Dias Ferreira.
Capela da Senhora da Orada (Beco)
A ermida ou capela de Nossa Senhora da Orada situa-se na freguesia de Beco a cerca de 4 km da respetiva sede sendo, segundo a tradição, anterior à igreja matriz.
Capela de Santo António (Ferreira do Zêzere)
Capela situada na avenida principal, também denominada Capela de Santo António do Cemitério, apresenta-se longitudinal, de só um corpo central com cobertura de uma água.
Casa Solarenga (Beco)
Situada no centro da aldeia, muito perto da Igreja Matriz, um belo edifício muito provavelmente do séc. XVIII ou séc. XIX, com a capela adossada à casa.
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Águas Belas)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça é um edifício dos finais século XIX (1894-1897) com o patrocínio do Conde de Burnay (pertencente ao banco), no caso de este ser eleito deputado, precisando do votos dos locais.
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Areias)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi fundada no século XV com referências de existência no ano de 1489. Acredita-se que esta foi a data do início do templo, uma vez que a capela-mor foi mandada fazer em 1502 por D. Manuel I.
Igreja de São Miguel (Ferreira do Zêzere)
Edificada no século XVIII, segue um alinhamento rural dos templos religiosos do concelho. De um esquema longitudinal, apresenta uma planta retangular dotada de uma cobertura de duas águas e é formada por uma nave e capela-mor.
Igreja Matriz de Chãos (Chãos)
Com o nome de S. Silvestre de Chãos, este templo religioso do séc XVI segue uma linha de enquadramento rural, todavia já pouco resta do templo original, fruto de várias campanhas de obras decorridas em várias épocas.
Igreja Matriz de Dornes (Dornes)
Com invocação de Nossa Senhora do Pranto, está situada a poucos metros da famosa Torre de Dornes. Este templo remonta ao século XIII e foi mandado edificar pela Rainha Santa Isabel.
Igreja Matriz de Paio Mendes (Paio Mendes)
A Igreja de São Vicente é um templo que remonta ao ano de 1518, segundo uma inscrição de uma antiga porta hoje desaparecida. Do primitivo templo já nada resta.