Igreja Paroquial ou Igreja de São Vicente de Paio Mendes, são as denominações tomadas para um templo que remonta ao ano de 1518. Do primitivo templo já nada resta, com as sucessivas campanhas de obras durante os séculos posteriores.
Posicionada longitudinalmente, sob uma planta retangular formada por nave única, tem à esquerda adossada a torre sineira quadrangular rematada por uma cobertura piramidal. Com uma fachada triangular, é rasgada por uma janela e portal de moldura de verga reta.
Este ponto está situado na localidade Paio Mendes, na freguesia Nossa Senhora do Pranto.
(Distância: 3 km N)
Igreja do Beco ou Igreja de Santo Aleixo, sendo este o padroeiro da aldeia, só foi possível a sua construção quando Beco se autonomizou de Dornes e se tornou freguesia.
(Distância: 3 km N)
Situada no centro da aldeia, muito perto da Igreja Matriz, um belo edifício muito provavelmente do séc. XVIII ou séc. XIX, com a capela adossada à casa.
(Distância: 4 km NE)
Está nesta instituição a representação desta pequena vila, que está a dividir o espaço com a escola primária da mesma terra.
(Distância: 4 km NE)
Com invocação de Nossa Senhora do Pranto, está situada a poucos metros da famosa Torre de Dornes. Este templo remonta ao século XIII e foi mandado edificar pela Rainha Santa Isabel.
(Distância: 4 km NE)
Também conhecida simplesmente como Torre de Dornes, é o edifício mais emblemático desta localidade.
(Distância: 4 km S)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça é um edifício dos finais século XIX (1894-1897) com o patrocínio do Conde de Burnay (pertencente ao banco), no caso de este ser eleito deputado, precisando do votos dos locais.
(Distância: 5 km S)
Situado um pouco fora do habitual dos pelourinhos, este está a pouco mais de dois quilómetros do centro da localidade.
(Distância: 5 km SW)
Este templo religioso, edifício do século XVI, sofreu várias campanhas de obras acabando por acompanhar as influências de estilos como renascentistas, maneiristas e barrocos.
(Distância: 5 km SW)
Situado num pequeno largo, quase em frente à Igreja Matriz e face à estrada que atravessa a população, o pelourinho ergue-se num soco de três degraus quadrados.
(Distância: 5 km W)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi fundada no século XV com referências de existência no ano de 1489. Acredita-se que esta foi a data do início do templo, uma vez que a capela-mor foi mandada fazer em 1502 por D. Manuel I.