×
Pontos de Interesse no Concelho de Póvoa de Lanhoso
Aqueduto dos Caleiros (Leiradela)
Feito em alvenaria de granito é formado por um canal assente sobre pilares. A sua construção, no século XVIII, foi com a finalidade de regar os campos à sua volta.
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Av. da República, 58, 4830-519 Póvoa de Lanhoso
Capela de São Mamede (Calvos e Frades (Freguesia))
Situada no Pico de S. Mamede, no monte de Penafiel (antigamente, Penha Fiel), é uma pequena capela a que se faz romagem, anualmente, em 17 de Agosto.
Castelo de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)
O Castelo de Lanhoso é um dos quatro monumentos no Monte do Pilar. Considerado um dos mais antigos castelos nacionais, está documentado desde a reconquista do norte do território.
Castro de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)
O Castro de Lanhoso é um dos quatro monumentos situados no Monte Pilar, no sopé do monte. Os vestígios mais antigos nesta zona remontam ao calcolítico, correspondente ao III milénio a.C.
Igreja de Fonte Arcada (Mosteiro)
Está situada no lugar do mosteiro devido ao facto de aqui ter sido fundado um Mosteiro Beneditino de São Salvador em 1067 por doação de D. Godinho Fafes.
Igreja de Santa Maria de Moure (Cabanas)
Desconhece-se por completo a história da igreja, mas possivelmente poderá situar-se na mesma época do pelourinho, da era manuelina, ou até mesmo mais antiga.
Igreja de Santa Maria (Verim)
Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque, a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria.
Igreja Paroquial de São João de Rei (São João de Rei)
A Igreja, dedicada a São João Batista, é um edifício do século XVIII, erguido para substituir uma outra edificação muito mais antiga, possivelmente no mesmo local.
Junta de Freguesia de Monsul (Monsul)
A localidade de Monsul aparece como arrasto de uma zona verdadeiramente histórica, partindo da sede do Concelho.