Denominada com outros dois títulos como Igreja Matriz de Fontarcada, ou Igreja de São Salvador, está situada no lugar do mosteiro devido ao facto de neste lugar ter sido fundado um Mosteiro Beneditino de São Salvador (orago da freguesia), em 1067 por doação de D. Godinho Fafes (Godinho Fafilaz, ou Falifaz).
Este senhor, pai do rico homem e alfares-mor de Henrique de Borgonha, conde de Portucale, é o responsável pela edificação da coutada de Fontarcada, na qual o templo foi erguido num terreiro no princípio do século XII.
A comunidade beneditina esteve neste mosteiro até à sua extinção no século XIV ou XV. Com esta extinção o mosteiro caiu na ruína até que, na atualidade, já nada resta das instalações conventuais.
No final do século XII e início do XIV, do qual remonta a atual igreja, os frades beneditinos mantiveram acesa uma disputa com os fidalgos vizinhos e senhorios. Este templo foi restaurado no século XVI.
De origem românica, a fachada principal, austera, tem um portal de três arquivoltas apoiados em seis colunelos com capitéis lavrados e ábacos salientes.
A frontaria apresenta ainda uma rosácea com moldura de dois anéis de secção idêntica à dos arcos do portal, denotando-se uma provável autoria do mesmo mestre de obras. O portal é encimado por um friso enxaquetado. O tímpano ostenta um Agnus Dei.
Desde 1910, encontra-se classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Mosteiro, na freguesia Fonte Arcada e Oliveira.
(Distância: 2 km W)
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Av. da República, 58, 4830-519 Póvoa de Lanhoso
(Distância: 3 km W)
O Castro de Lanhoso é um dos quatro monumentos situados no Monte Pilar, no sopé do monte. Os vestígios mais antigos nesta zona remontam ao calcolítico, correspondente ao III milénio a.C.
(Distância: 3 km W)
Esta capela é um dos quatro monumentos do Monte Pilar. Situado perto do castelo, é composto por cinco capelas de via sacra, representando alguns passos do drama do Gólgota.
(Distância: 3 km W)
Fotos da Santa, da capela, do castelo e do painel informativo, no Monte do Pilar.
(Distância: 3 km W)
O Castelo de Lanhoso é um dos quatro monumentos no Monte do Pilar. Considerado um dos mais antigos castelos nacionais, está documentado desde a reconquista do norte do território.
(Distância: 3 km SE)
Este santuário surgiu de um pequeno oratório de madeira edificado pelo professor Francisco Magalhães de Machado pertencente à Ordem dos Franciscanos, em 1730.
(Distância: 3 km W)
A Via Romana é um dos quatro monumentos existentes no Monte Pilar. Este é o caminho de acesso ao castelo e capela, passando pelo castro.
(Distância: 5 km SE)
(Distância: 5 km SE)
(Distância: 5 km SE)