A história desta localidade é que pertenceu ao Couto de Pousadela, propriedade dos Condes de Unhão, que aqui tinham o seu Paço. O Pelourinho é um indicativo de que a localidade teve um foral, mas não há conhecimento de tal prestígio. Este Pelourinho era designado de Pelourinho de S. João de Rei.
Do século XVI, este Pelourinho encontra-se desmembrado, com a coluna a sustentar uma varanda de uma casa particular enquanto a restante parte se encontra na Junta de Freguesia. Anteriormente a pedra de armas (correspondendo à parte superior do Pelourinho) serviu de base a um cruzeiro da Via Sacra.
Mesmo com o desmembramento, o Pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Monsul, na freguesia Monsul.
No centro da localidade de Monsul, este pelourinho está situado junto da rotunda central, no seu lado oeste.
(Distância: 48 m NE)
A localidade de Monsul aparece como arrasto de uma zona verdadeiramente histórica, partindo da sede do Concelho.
(Distância: 1 km NE)
A Igreja, dedicada a São João Batista, é um edifício do século XVIII, erguido para substituir uma outra edificação muito mais antiga, possivelmente no mesmo local.
(Distância: 2 km N)
Numa região com tanta história a localidade de Verim passa despercebida, o que acaba por prejudicar o seu elemento de mais destaque, a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria.
(Distância: 3 km W)
Um dos mais simples pelourinhos da arquitetura manuelina, é formado por uma base quadrangular assente num afloramento granítico.
(Distância: 3 km W)
Desconhece-se por completo a história da igreja, mas possivelmente poderá situar-se na mesma época do pelourinho, da era manuelina, ou até mesmo mais antiga.
(Distância: 3 km W)
A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
(Distância: 4 km SE)
A Via Romana é um dos quatro monumentos existentes no Monte Pilar. Este é o caminho de acesso ao castelo e capela, passando pelo castro.
(Distância: 4 km SE)
O Castelo de Lanhoso é um dos quatro monumentos no Monte do Pilar. Considerado um dos mais antigos castelos nacionais, está documentado desde a reconquista do norte do território.
(Distância: 4 km SE)
Fotos da Santa, da capela, do castelo e do painel informativo, no Monte do Pilar.
(Distância: 4 km SE)
Esta capela é um dos quatro monumentos do Monte Pilar. Situado perto do castelo, é composto por cinco capelas de via sacra, representando alguns passos do drama do Gólgota.