Este pequeno feito teve a finalidade para acolher a imagem de Nossa Senhora do Rosário, antes pertencente à Igreja de São Miguel de Taíde, de modo a evitar a sua destruição, uma vez que tinha sido rejeitada pelos responsáveis da igreja.
Ficando então a imagem aos cuidados deste senhor para veneração particular, depressa correu a notícia dos dons concedidos pela então conhecida como Senhora dos Milagres. Com a afluência de peregrinos cada vez maior, crentes no seu poder milagroso, houve a necessidade do oratório ficar capela de pedra, a qual terminou no ano de 1734, local atualmente ocupado pela capela da Natividade de Nossa Senhora.
Reza a história que a fama da Senhora aumentou quando Francisco Magalhães de Machado se preparava para a levar a um pintor e miraculosamente a Senhora se transformou num excelente aspecto.
Com isto e com o avolumar de crentes, o então Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, permitiu a construção do santuário, provido de uma escadaria à semelhança dos outros da mesma época.
A frontaria está enquadrada por duas torres, divididas em três registos. O registo superior é rasgado nas quatro faces por olhais de volta perfeita. Sobre o portal, entre um frontão de volutas, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora de Porto de Ave.
O transepto de planta octogonal é iluminado por um zimbório oitavado com cúpula. O cruzeiro é ornado por duas estruturas retabulares em talha dourada.
A capela-mor, com teto abobadado dividido em caixotões pintados, carateriza-se por um retábulo rococó de talha dourada a revestir a parede do fundo.
O interior apresenta um notável revestimento de azulejos joaninos do século XVIII, azuis e brancos, sendo os motivos descritivos sobre a vida da Virgem e do nascimento de Jesus.
Sobre a nave estende-se uma abóbada de berço com caixotões onde estão pintadas cenas alegóricas, apoiada num entablamento de pedra decorado com um denticulado. As capelas laterais apresentam retábulos de talha polícroma. O coro é ladeado por dois órgãos de tubos guarnecidos de talha, em estilo rococó.
Este ponto está situado na localidade Porto de Ave, na freguesia Taíde.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km SE)
Uma igreja com a volumosa torre sineira à direita, terminada em coruchéu piramidal e pináculos também piramidais sobre os cunhais, e com a fachada aberta pela porta encimada por uma pequena janela retangular no tímpano.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)