A Igreja de Santa Maria, Matriz de Moure, é uma construção em planta retangular formada por nave e capela-mor, estando-lhe adossadas a torre sineira e a sacristia.
A torre sineira situa-se um pouco mais recuada que a fachada e no lado esquerdo, e a sacristia mais atrás, no plano da capela-mor. O acesso à sineira é feito por uma escadaria exterior.
A fachada principal, delimitada por cunhais de pilastras, é rematada em empena triangular. Finaliza com pináculos bolbosos e ao centro a cruz latina.
O portal é de moldura reta sobrepujada de um entablamento seguido de um frontão triangular interrompido pelo nicho da Virgem. A finalização do nicho segue o plano do portal em frontão triangular.
Este nicho está ladeado por dois janelões retangulares de moldura reta, iluminando a nave.
Nas partes laterais da nave existem três rasgos em cada, correspondendo a duas janelas e uma porta, todos em verga reta. Igualmente a capela-mor possui dois rasgos correspondentes a janelas.
Este ponto está situado na localidade Cabanas, na freguesia Águas Santas e Moure.
A igreja está situada num largo entre as estradas municipais M591 e M1351 no limite noroeste do concelho de Póvoa de Lanhoso e quase no concelho de Braga.
(Distância: 36 m E)
Um dos mais simples pelourinhos da arquitetura manuelina, é formado por uma base quadrangular assente num afloramento granítico.
(Distância: 1 km NW)
A Ponte do Porto é um dos maiores exemplares românicos de Portugal. Atravessa o rio Cávado e é um dos caminhos para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
(Distância: 2 km NW)
1258 é o ano da referência mais antiga da Honra dos Vasconcelos ou Casa dos Mouros, que se encontra nas Inquirições de Afonso III.
(Distância: 2 km NW)
A origem desta capela remonta à época medieval, como atesta a inscrição sobre o portal principal.
(Distância: 3 km E)
Sem grande importância na história, a localidade de Monsul mostra o desmembramento do seu Pelourinho.
(Distância: 3 km E)
A localidade de Monsul aparece como arrasto de uma zona verdadeiramente histórica, partindo da sede do Concelho.
(Distância: 3 km NW)
Situada no centro histórico de Amares, o templo católico dedicado a São Salvador teve a sua edificação no ano de 1705, sob a designação de Capela do Bom Pastor, a mando da Irmandade da Nossa Senhora do Socorro.
(Distância: 3 km NW)
A importância do largo é também simbolizada pela igreja e pela presença de uma estátua de Dom Gualdim Pais e do Pelourinho.
(Distância: 3 km NW)
D. Gualdim Pais nasceu em Amares em 1118, vindo a falecer em 1195 em Tomar, sendo aí sepultado.
(Distância: 3 km NW)
O Pelourinho está situado em frente à igreja, no lado norte do largo Dom Gualdim Pais, e em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho.