×
Pontos de Interesse no Concelho de Fafe
Capelinha à Beira da Estrada (Felgueiras)
Uma pequena capela ou oratório situado na berma da estrada à entrada leste da povoação de Felgueiras, num estado de pouca manutenção e provavelmente ainda menos utilização.
Casa da Cultura de Fafe (Fafe)
Instalada na antiga Casa do Santo Novo, com destaque para a fachada do edifício e os jardins em frente, a Casa da Cultura é um local com museus e outras iniciativas culturais. O visitante pode contar com o Museu da Imprensa e o Museu das Migrações e das Comunidades.
Casa do Ermo (Paços)
Casa onde o escritor Camilo Castelo Branco passava grandes temporadas de férias com a família Vieira de Castro.
Casa do Penedo (Moreira do Rei e Várzea Cova (Freguesia))
Esta casa tem o seu nome devido à construção entre quatro penedos ou rochas de grande dimensão. Não tendo qualquer instalação elétrica, é inteiramente feita em rocha, com exceção das portas, janelas e telhado.
Casa do Santo Velho (Fafe)
Uma das mais antigas casas brasonadas de Fafe, teve a sua construção no final do século XVII. O nome deve-se a que o seu proprietário fez construir outra casa a que deu o nome de Santo Novo, ficando então esta com o nome atual. Classificado IIP desde 1986.
Casa, Solar ou Quinta da Luz (Fornelos)
Um solar ou quinta do século XVII, em que se destaca a escadaria para acesso ao andar nobre, o brasão da família que se sobrepõe à porta principal, a fonte no terreno em frente e a capela de 1632. Classificada como IIM desde 1993.
Castro de Santo Ovídio (Fafe)
O Castro de Santo Ovídio, que terá sido iniciado na Idade do Ferro e depois ocupado pelos romanos nos séculos I a.C. a I d.C., é o sítio arqueológico mais conhecido do município.