Esta Capela é um dos mais antigos monumentos religiosos do concelho de Fafe. É uma capela que se pensa ter sido construída no início do século XVII, de uma só nave retangular antecedida por um alpendre a que se acede por uma escadaria. Saliente-se o púlpito existente neste alpendre.
A fachada é rematada com uma imagem de Nossa Senhora enquadrada num espaço idêntico à sineira, e vê-se à esquerda a sacristia rematada por uma sineira. No portal há uma data de 1698 correspondente à primeira reforma.
No interior destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ladeada pelas imagens de S. Mamede e de S. João Batista, estas sobre mísulas, e ainda as imagens da Senhora do Rosário e do Menino Jesus.
Este ponto está situado na localidade Cepães, na freguesia Cepães e Fareja.
Esta capela situa-se no centro de Cepães, num largo junto da Rua do Terreiro.
(Distância: 31 m E)
(Distância: 49 m NW)
Freguesia resultante da União das Freguesias de Cepães e de Fareja, em 2013, Cepães possui diversos vestígios da ocupação romana e foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Tinha 1410 habitantes em 2011 e Fareja tinha 855.
(Distância: 97 m N)
Destaca-se a fachada da igreja e da torre sineira, totalmente cobertas em silhares de pedra retangulares e a imagem do padroeiro num nicho sobre a porta principal.
(Distância: 119 m NE)
(Distância: 407 m N)
Um espaço verde, arborizado, ideal para recreio e lazer, inaugurado em julho de 2017.
(Distância: 923 m E)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km SW)