Esta igreja foi devorada por um incêndio em julho de 1973, tendo sido reconstruída em 11 meses. É uma igreja moderna, em granito polido e mármore.

Capela-mor

A parede frontal da capela-mor é em mármore cinzento e acastanhado, num desenho que pensamos que seja alusivo ao despontar do Sol.

Ao centro, Cristo Crucificado; aos pés da Cruz, está um altar em granito polido, de linhas muito modernas, com um sacrário moderno também. À direita, encontra-se S. Tomé – o padroeiro – de madeira (1.70). À esquerda, Santo António, igualmente em madeira (1.70).

O altar «Versus populo» é também em granito polido. À direita deste altar há uma antiga pia batismal em granito lavrado. Junto desta pia batismal encontra-se uma pedra arredondada, destinada à colocação de uma vela que arde, como é costume, durante a cerimónia do batismo.

Na parede lateral direita, acima da pia batismal, há, em azulejos, uma representação do batismo de Cristo, tendo a data de 1974.

Capelas Laterais

Um arco cruzeiro separa a capela-mor do corpo da igreja. Junto ao arco cruzeiro, encostadas à parede, há duas colunas de granito polido com as seguintes imagens: À direita, o mártir S. Sebastião, em madeira (1.50) e à esquerda S. Bento, em madeira (1.50).

No corpo da igreja, há quatro altares, todos iguais. São formados por um arco em pedra que encosta à parede, ao qual se segue cimento rosa.

As imagens assentam em mísulas de pedra. A pedra do altar está apoiada em duas colunas também em pedra. Estes altares têm as seguintes imagens: À direita, o Sagrado Coração de Jesus, em madeira (1.70) e santa Teresinha, em madeira (1,70). À esquerda, Nossa Senhora de Fátima, em madeira (1.50) e S. José com o Menino, também em madeira, medindo respetivamente, (1.77 e 1.00). Todas estas imagens são modernas. Datam da restauração da Igreja.

Corpo da Igreja

O teto é em cachetone, de castanho. Toda a igreja possui um lambrim em azulejo.

Há cinco pias de água benta, antigas, em granito lavrado, duas à entrada da porta principal e uma à entrada de cada porta lateral.

O coro é amplo, de cimento, tendo escadas de acesso, também em cimento, que partem do corpo da Igreja. A grade do coro é em madeira trabalhada.

Nas paredes, há uma via-sacra, em madeira. A igreja tem vitrais, modernos, com desenhos futuristas.

No fundo da igreja, à esquerda, na dependência onde antigamente estava a pia batismal, aparecem as seguintes imagens, colocadas em mísulas de madeira:  O Menino Jesus, de madeira (0.43); Santa Luzia, em madeira (0.70): S. Tomé - uma bela e antiga imagem, que figurava na igreja antes das obras de restauro, em madeira (0.75m); S. Brás, de madeira (0.48) e Santo Amaro, de madeira (0.55). São imagens preciosas.

Portas

À entrada da porta principal (dentro do edifício católico, no lado direito), lê-se numa lápide, a seguinte inscrição: «No dia 11 de Agosto de 1974 - M.C.M. LXXIV – foi sagrada esta Igreja por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Francisco Maria da Silva, sendo pároco o Reverendo Padre Albano Teixeira».

Esta igreja da freguesia de Travassós devia ter sido, em tempos recuados, uma pequena igreja românica, como é sobejamente provado por duas paredes da atual sacristia, em pura arquitetura românica.

Há, aqui, um lambrim de azulejo antigo e uma pia lavabo, cujo depósito é encimado por uma cruz com ornamentos, algo diferente das encontradas noutras igrejas.

(in Santos Padroeiros do Concelho de Fafe – Maria Miquelina Summavielle)

Localização

Este ponto está situado na localidade Linhares, na freguesia Travassós.

A Igreja situa-se no centro da freguesia de Travassós, junto da Rua de Sá.

Coordenadas GPS: N 41 29.549' W 008 11.765'  (41.49248, -8.19608)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora da Graça

Capela de Nossa Senhora da Graça - Visitar Portugal

(Distância: 443 m E)
Um dos maiores emblemas é a capela de Nossa Senhora da Graça, que começou a ser construída em 1860, num local designado por Outeiro das Cruzes.

Cruzeiro de Travassós

Cruzeiro de Travassós - Visitar Portugal

(Distância: 533 m SE)
Cruzeiro e memorial construído em 1940, para comemoração dos 800 anos da Independência de Portugal (1140) e dos 300 anos da Restauração da Independência (1640).

Praia Fluvial de Vinhós / Travassós

Praia Fluvial de Vinhós / Travassós - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
Uma pequena praia fluvial no rio Vizela, situada no limite entre as freguesias de Travassós e Vinhós, é ladeada por um parque de merendas. Um espaço em plena natureza onde se pode passar um dia muito agradável.

Campo de Futebol do Grupo Desportivo de Travassós

Campo de Futebol do Grupo Desportivo de Travassós - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NW)
Um espaço polidesportivo para treinos e jogos das equipas locais. Possui iluminação artificial e balneários.

Cemitério de Passos

Cemitério de Passos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)

Igreja Matriz de Passos

Igreja Matriz de Passos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)

Junta de Freguesia de Paços

Junta de Freguesia de Paços - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)

Polidesportivo de Paços

Polidesportivo de Paços - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)

gif