×
Pontos de Interesse no Concelho de Ferreira do Alentejo
Junta da União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda (Alfundão)
Uma freguesia situada no extremo leste do concelho de Ferreira do Alentejo, a história de Alfundão escreve-se como uma das povoações mais antigas do Alentejo, tendo a sua maior importância no tempo dos romanos. No século XIV o rei D. Fernando doou o termo a Diogo Afonso Carvalhal.
Junta da União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros (Ferreira do Alentejo)
Situado no coração do Alentejo, existem diversos vestígios da ocupação humana do neolítico e dos romanos. Após a Reconquista, vem fazer parte da Ordem de Santiago de Espada, sendo atribuído mais tarde o primeiro foral, concedido por D. Manuel I em 1516.
Junta de Freguesia de Figueira dos Cavaleiros (Figueira dos Cavaleiros (Freguesia))
Figueira dos Cavaleiros é um território agreste quase no limite de deserto, tendo entretanto o desenvolvimento no cultivo destas mesmas terras, em que a Ordem de Santiago eram dono e senhor. Segundo alguns autores, ali existiu um castelo fundado por D. Gualdim Pais, Cavaleiro da Ordem dos Templários.
Junta de Freguesia de Peroguarda (Peroguarda)
A aldeia mais portuguesa com proveniência do Estado Novo, o seu passado é muito antigo, com os vestígios que surgem de todo o seu território da presença humana dos tempos dos romanos, visigóticos e árabes. O nome provém uma figura importante da Idade Média, Pero Guarda.
Lavadouro Municipal (Alfundão)
Muito perto da Ponte Romana, o Lavadouro Municipal encontra-se à saída da vila na direção sul. De planta retangular, é formado por dois grandes tanques retangulares, contornados por um murete, com acesso feito por duas aberturas opostas e uma cobertura de zinco.
Monumento Pré-Histórico (Ferreira do Alentejo)
Foi recentemente descoberta, na zona do Porto Torrão e do Condomínio da Azinheira, uma grande quantidade de monumentos da época do III milénio a.C.
Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (Ferreira do Alentejo)
O museu está albergado na Casa Agrícola Jorge Ribeiro de Sousa, um edifício histórico classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 2003.