De invocação a São Sebastião, esta igreja foi edificada no século XVI, tendo várias campanhas de obras durante os séculos seguintes, provocando uma alteração no aspeto inicial.
A principal intervenção surgiu nos finais do século XVII, que resultou numa profunda remodelação, principalmente nos alçados exteriores.
De planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena e estreita, tem adossada na fachada esquerda a sacristia e anexos retangulares, que ligam à torre sineira quadrada que se situa num plano mais recuado da fachada.
A fachada principal simples em empena truncada com remate de um campanário e rematado por uma cruz de ferro forjado, é rasgada por um portal de verga reta.
Este ponto está situado na localidade Figueira dos Cavaleiros, na freguesia Figueira dos Cavaleiros.
(Distância: 49 m N)
(Distância: 108 m NW)
(Distância: 108 m NW)
Figueira dos Cavaleiros é um território agreste quase no limite de deserto, tendo entretanto o desenvolvimento no cultivo destas mesmas terras, em que a Ordem de Santiago eram dono e senhor. Segundo alguns autores, ali existiu um castelo fundado por D. Gualdim Pais, Cavaleiro da Ordem dos Templários.
(Distância: 286 m N)
(Distância: 317 m SE)
(Distância: 398 m SE)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 4 km S)
Uma barragem construída para o sistema de rega desta zona do Alentejo, com ligação à Barragem do Alqueva, gerido pela Associação de Beneficiários de Odivelas.
(Distância: 7 km SW)
(Distância: 7 km SW)