×
Pontos de Interesse no Concelho de Mêda
Fonte do Largo da Igreja (Mêda)
A fonte espaldada com a Igreja Matriz está delimitada por cunhais em pilastras, rematada por um frontão triangular e por pináculos.
Igreja de Santiago (Marialva)
Edificada em 1585, possui características manuelinas e barrocas, capela-mor totalmente revestida a talha sem pintura e com sacristia anexa.
Igreja Matriz de Coriscada (Coriscada)
Não há factos nem documentos que provem verdadeiramente a data deste templo, mas acredita-se que tenha sido construído na segunda metade do séc. XVII, em estilo barroco.
Igreja Matriz de Longroiva (Longroiva)
Igreja de Santa Maria, é datada do século XVI de estilo românico. No seu interior destaca-se o teto da capela-mor em caixotões e o retábulo em talha dourada.
Igreja Matriz de Mêda (Mêda)
Também conhecida como Igreja de São Bento, é um templo românico do século XVI e foi remodelado no século XVIII.
Igreja Matriz de São Martinho (Ranhados)
Igreja de construção do século XIV de origem românica e reestruturada no século XVI, tem interior de três naves com púlpito renascentista adossado à nave central.
Igreja Matriz de São Pedro (Marialva)
Datada do século XVI, atualmente já nada existe da origem românica.
Pelourinho de Longroiva (Longroiva)
No topo do fuste o remate é composto por bloco prismático alto onde se adossa um grande escudo régio coroado, como coroa aberta, terminando em bico.
Pelourinho de Marialva (Marialva)
Um monumento de construção quinhentista, mais precisamente dos anos imediatos ao foral manuelino, o pelourinho assenta numa plataforma de quatro degraus octogonais de aresta.
Pelourinho de Mêda (Mêda)
Crê-se que o Pelourinho seja do século XI, remontando ao tempo do início da população, e erguia-se na atual Torre do Relógio.