Esta imagem mostra o que resta de um balneário termal romano, indicando-nos que foram os romanos que impulsionaram as termas. Contudo estas termas são conhecidas do tempo pré-histórico. Desde o momento em que a região começou a ser povoada que estas águas não passaram despercebidas pela população.
Posteriormente, os romanos impulsionaram estas águas termais com um balneário romano.
Este ponto está situado na localidade Longroiva, na freguesia Longroiva.
(Distância: 117 m SE)
No topo do fuste o remate é composto por bloco prismático alto onde se adossa um grande escudo régio coroado, como coroa aberta, terminando em bico.
(Distância: 161 m SE)
Igreja de Santa Maria, é datada do século XVI de estilo românico. No seu interior destaca-se o teto da capela-mor em caixotões e o retábulo em talha dourada.
(Distância: 455 m SW)
É denominada de Fonte Romana pela população, mas não deixa de ser do século XVI, sendo de arquitetura manuelina, com uma estrutura em boa cantaria.
(Distância: 4 km W)
Tendo atualmente a funcionar a Câmara Municipal de Mêda, este magnífico edifício barroco do século XVIII está situado no centro da cidade.
(Distância: 4 km W)
A fonte espaldada com a Igreja Matriz está delimitada por cunhais em pilastras, rematada por um frontão triangular e por pináculos.
(Distância: 4 km W)
Também conhecida como Igreja de São Bento, é um templo românico do século XVI e foi remodelado no século XVIII.
(Distância: 4 km W)
Crê-se que o Pelourinho seja do século XI, remontando ao tempo do início da população, e erguia-se na atual Torre do Relógio.
(Distância: 4 km W)
Proveniente de um castro pré-histórico, está situado no alto de um monte granítico dominando a cidade.
(Distância: 4 km W)
Apesar de Mêda passar por ter um castelo, a verdade é que esta torre não terá ultrapassado a categoria de Torre de Vigia, sendo oriunda do século XIX.
(Distância: 6 km S)
Datada do século XVI, atualmente já nada existe da origem românica.