Perante a documentação dada pelo centro de turismo, é-nos indicado como Cruzeiro o que é compreensível pois existe uma capela por perto. Mas pelo seu aspecto tem tudo para ser também um Pelourinho.
Este ponto está situado na localidade Marialva, na freguesia Marialva.
Este está situado extra muros da Cidade ou do Castelo, e poderá ser muito bem o novo Pelourinho de uma Marialva nova.
(Distância: 44 m NE)
Esta Capela de Nossa Senhora de Lurdes, ou Capela de S. João Batista, conta no seu interior com um retábulo de talha dourada da segunda metade do século XVIII.
(Distância: 49 m SE)
Fazendo parte da Cidadela este edifício abrangeu duas instituições como a Antiga Casa da Câmara e o Tribunal. Provavelmente remonta ao séc. XVII.
(Distância: 49 m SE)
Um monumento de construção quinhentista, mais precisamente dos anos imediatos ao foral manuelino, o pelourinho assenta numa plataforma de quatro degraus octogonais de aresta.
(Distância: 51 m E)
Crê-se que a fortificação já existia em 1063 quando o Rei de Leão, Fernando Magno, conquistou aos muçulmanos que ocupavam a região.
(Distância: 51 m E)
A Prisão está situada no núcleo urbano de Marialva, precisamente ao lado do tribunal e Câmara.
(Distância: 57 m S)
A Torre de Menagem, Monumento Nacional, está situada intramuros do Castelo, precisamente atrás da Casa da Câmara e do tribunal.
(Distância: 96 m S)
Edificada em 1585, possui características manuelinas e barrocas, capela-mor totalmente revestida a talha sem pintura e com sacristia anexa.
(Distância: 152 m N)
Datada do século XVI, atualmente já nada existe da origem românica.
(Distância: 5 km N)
É denominada de Fonte Romana pela população, mas não deixa de ser do século XVI, sendo de arquitetura manuelina, com uma estrutura em boa cantaria.
(Distância: 6 km S)
Não há factos nem documentos que provem verdadeiramente a data deste templo, mas acredita-se que tenha sido construído na segunda metade do séc. XVII, em estilo barroco.