×
Pontos de Interesse no Concelho de Mira
Fonte de Calvela (Mira)
Uma fonte na berma de uma estrada pelo pinhal, com duas bicas junto do chão mas num espaço coberto e abrigado por uma estrutura de madeira sobre pilares.
Fonte de Presa (Mira)
Situada junto de um cruzamento no meio da localidade de Presa, é uma fonte de uma só bica com painéis de azulejos no espaldar representando trabalhadoras rurais.
Fonte de São Bento em Corticeiro de Baixo (Carapelhos)
A fonte, um tradicional local de encontro e convívio, foi restaurada em 1999 e está decorada com um painel de azulejos que representa a sua forma original.
Fonte do Ti João Joito (Mira)
Uma fonte num caminho rural no meio do pinhal, com este nome uma placa no espaldar, com duas bicas junto do chão e bancos.
Fonte na Avenida 25 de Abril (Mira)
Situada no jardim que ladeia a Av. 25 de Abril, é uma fonte com uma só bica a verter água para um tanque retangular e com espaldar contracurvado.
Igreja de Nossa Senhora da Luz (Ramalheiro)
Igreja Matriz de Ramalheiro, destaca-se a fachada com as duas portas de entrada e um pequeno alpendre entre elas sobreposta de uma cruz sobre o tímpano retangular. Esta é ladeada por duas colunas com janelas em vitral.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Seixo)
Igreja Matriz de Seixo de Mira, uma igreja recente situada no centro da localidade, destaca-se pela forma ogival de todas as portas e janelas. Na frente a porta principal está na base da torre sineira.
Junta de Freguesia de Carapelhos (Carapelhos)
A Freguesia de Carapelhos foi criada em 31 de dezembro de 1984, sendo uma freguesia dedicada à agricultura e havendo também alguma indústria ligada à madeira e caixilharia de alumínio.
Junta de Freguesia de Mira (Mira)
Uma região ocupada desde a pré-história, época de que se encontraram objetos, tal como da época romana, a povoação aparece documentada em 1094 e foi criado o concelho em 1442.
Junta de Freguesia de Praia de Mira (Praia de Mira)
A freguesia de Praia de Mira foi criada em 1984, integrando povoações anteriormente pertencentes à freguesia de Mira, e contava 3147 habitantes em 2011.