A Freguesia de Carapelhos foi criada em 31 de dezembro de 1984 e contava 717 habitantes nos Censos de 2011.
Uma freguesia dedicada à agricultura, havendo também alguma indústria ligada à madeira e caixilharia de alumínio, sendo o comércio principalmente ligado com a produção agrícola.
Este ponto está situado na localidade Carapelhos, na freguesia Carapelhos.
(Distância: 798 m NE)
A Capela de Gândara, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, tem a fachada aberta pela porta principal com um pequeno telhado de proteção, encimada por uma janela no tímpano que termina com uma cruz no vértice.
(Distância: 1 km S)
A fonte, um tradicional local de encontro e convívio, foi restaurada em 1999 e está decorada com um painel de azulejos que representa a sua forma original.
(Distância: 2 km SW)
Dedicada a Nossa Senhora da Consolação, é uma capela recente situada no meio de um largo a servir de rotunda ao trânsito automóvel, em que se destaca a sineira terminada com uma cruz.
(Distância: 2 km W)
Uma fonte num caminho rural no meio do pinhal, com este nome uma placa no espaldar, com duas bicas junto do chão e bancos.
(Distância: 2 km NE)
Fonte de Angeão esteve junta a Covão do Lobo em tempos remotos, tendo o desmembramento ocorrido em 1713, com a Freguesia de Fonte de Angeão a tomar outras formas de denominação. A sua população na sua maioria agrícola teve que se adaptar a novas profissões.
(Distância: 2 km NE)
A Igreja Paroquial de Fonte de Angeão, tal como a freguesia com o mesmo nome, são bastantes recentes. Sabe-se apenas ser do século XIX, altura em que surgiu a igreja como o maior templo da localidade, e somente no século XX é que se formou a Paróquia de Fonte de Angeão.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km W)
Situada junto de um cruzamento no meio da localidade de Presa, é uma fonte de uma só bica com painéis de azulejos no espaldar representando trabalhadoras rurais.
(Distância: 3 km S)
Uma igreja recente com a torre sineira adossada à direita da porta principal e um relógio junto dos sinos.
(Distância: 3 km NE)