×
Pontos de Interesse no Concelho de Mirandela
Pelourinho de Torre de Dona Chama (Torre de Dona Chama)
O Pelourinho da Torre Dona Chama é dos mais antigos de Portugal, pois esta vila recebeu o seu primeiro foral ainda no tempo do reinado D. Dinis, decorria o ano de 1287.
Poço e Nora (Mirandela)
Remonta à época em que os muçulmanos faziam deste território o deles e, quando foram expulsos de Portugal, deixaram para trás tudo o que introduziram.
Ponte de Pedra (Torre de Dona Chama)
Esta ponte de pedra atravessa o rio Tuela, ficando na estrada que faz ligação da Torre Dona Chama a Valpaços.
Ponte dos Jogos (Mirandela)
Mais um pequeno exemplar da era romana, num estado degradado, formada por dois arcos, um maior do que outro. O tabuleiro é em cavalete.
Ponte Velha (Mirandela)
Ponte sobre o Rio Tua ou ponte Velha sobre o Rio Tua, são as denominações para a ponte que atravessa o Rio Tua que banha a cidade de Mirandela.
Rio dos Eixes (Eixes)
Rio dos Eixes, de nome oficial rio Rabaçal.
Rio Tua (Mirandela)
Rio Tua, o rio que banha a cidade de Mirandela vindo de Espanha e terminando no Rio Douro depois de se juntar com o Rio Rabaçal.
Ruas de Mirandela (Mirandela)
Três ruas, situadas no tempo e local diferentes, com uma diferença de cerca de quinhentos a seiscentos anos.
Santuário de Nossa Senhora do Amparo (Mirandela)
Esta capela está considerada como Santuário Mariano devido a um nicho situado em cima da ponte, tornando-a num centro de devoção e culto.
Vista Geral de Lamas de Orelhão (Lamas de Orelhão)
Lamas de Orelhão, deve ter origem nos finais do século XII, princípios do século XIII. Disto devem testemunhar o pelourinho que teve o seu primeiro foral no ano de 1225.