A festa decorre durante 3 dias.
No primeiro dia realiza-se a famosa Noite dos Bombos, depois do bailarico tradicional transmontano, em que principalmente os mais novos saem à rua com lata na mão e divertem-se tocando o seu bombo pelas ruas da freguesia pela noite dentro.
Na segunda noite realiza-se o bailarico, esta é a noite com mais adesão por parte dos habitantes e visitantes.
No terceiro dia às 17H realiza-se a procissão até ao monte do Aviso, à capela de Nossa Senhora do Aviso. À noite volta a haver baile para toda a população e visitantes.
Este ponto está situado na localidade Vale de Sancha, na freguesia Frechas.
(Distância: 713 m W)
Esta capela situa-se no alto do monte do Viso, onde se encontra Nossa Senhora do Aviso. Este lugar tem uma vista privilegiada para toda a aldeia de Vale da Sancha.
(Distância: 10 km NW)
A primeira ligação entre o Tua e Mirandela terminou no ano de 1887. Na segunda fase fez-se a ligação entre Mirandela a Bragança, tendo as obras terminado em 1906.
(Distância: 10 km SE)
No cimo daquela colina encontra-se esta capela, símbolo da fé dos homens na Virgem, de onde é possível vislumbrar uma paisagem magnífica sobre o Vale da Vilariça.
(Distância: 10 km NW)
Situada no largo com o mesmo nome, foi edificada no ano de 1757 e dedicada a São Miguel e Nossa Senhora da Conceição.
(Distância: 10 km S)
O edifício da Câmara Municipal está situado na Av. Marechal Carmona, na maior elevação de Vila Flor, com a fachada central virada para a vila.
(Distância: 10 km NW)
Igreja Matriz de Mirandela ou Igreja Nossa Senhora da Encarnação está situada na maior elevação desta cidade, tendo aos seus pés a cidade e o Rio Tua.
(Distância: 10 km NW)
Situado na parte alta da cidade, este Paço, pertencente à Família Távora, vem traduzir o prestígio e poder que esta família gozava em todos os campos da sociedade.
(Distância: 10 km NW)
Ponte sobre o Rio Tua ou ponte Velha sobre o Rio Tua, são as denominações para a ponte que atravessa o Rio Tua que banha a cidade de Mirandela.
(Distância: 10 km NW)
Esta capela está considerada como Santuário Mariano devido a um nicho situado em cima da ponte, tornando-a num centro de devoção e culto.
(Distância: 10 km NW)
Do Castelo de Mirandela, o que resta é a porta de Santo António. A história deste remonta ao reinado de D. Dinis, nos finais do século XIII e princípios do século XIV.