×
Pontos de Interesse no Concelho de Mirandela
Aldeia de Romeu (Romeu)
Aldeia do concelho de Mirandela, um os seus pontos mais famosos é a via férrea que ali chegou em 1905 mas que foi desativada em 1991. A ponte da via férrea permite uma paisagem espetacular, sendo por isso muito vista por fotógrafos ao serem percorridas pelos comboios a vapor.
Aldeia de Vale da Sancha (Vale de Sancha)
Fotografia tirada do alto do monte do Viso. Esta é realmente uma paisagem privilegiada da freguesia para quem a visita.
Antiga ponte da linha férrea (Romeu)
Perto da entrada norte para a aldeia de Jerusalém do Romeu existe um sinal dos tempos antigos, uma ponte da linha férrea agora desativada.
Capela de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu (Romeu)
A Capela de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu é uma ermida situada a poucas centenas de metros da localidade do mesmo nome.
Capela de São Brás (Torre de Dona Chama)
Capela de medidas pequenas e simples, tem uma planta longitudinal de uma só nave com cunhais de cantaria encimados por pináculos.
Capela de São Miguel (Mirandela)
Situada no largo com o mesmo nome, foi edificada no ano de 1757 e dedicada a São Miguel e Nossa Senhora da Conceição.
Capela do Senhor dos Aflitos (Torre de Dona Chama)
Esta pequena capela de planta longitudinal é formada por um só nave. A fachada apresenta um portal de arco abatido, ladeado por dois óculos.
Capela Nossa Senhora do Aviso (Vale de Sancha)
Esta capela situa-se no alto do monte do Viso, onde se encontra Nossa Senhora do Aviso. Este lugar tem uma vista privilegiada para toda a aldeia de Vale da Sancha.
Castelo de Mirandela (Mirandela)
Do Castelo de Mirandela, o que resta é a porta de Santo António. A história deste remonta ao reinado de D. Dinis, nos finais do século XIII e princípios do século XIV.
Castro de São Brás (Torre de Dona Chama)
Este Castro foi um povoado fortificado da Idade do Ferro. Com poucos panos existentes, este povoado conserva vestígios da Idade de Bronze até à época Medieval.