Foi por pouco tempo que esta vila manteve o concelho tendo sido extinto, mas retornando à mesma posição no ano de 1299 por carta, ampliando ainda mais os privilégios da primeira. D. Manuel reforçou este foral em 1512, tendo sido extinto definitivamente em 1855, a favor de Mirandela.
O pelourinho constitui-se em três degraus quadrangulares, estando o térreo enterrado no solo.
A base do fuste é igualmente quadrangular, afeiçoada no topo, de forma a aproximar-se da secção do fuste. Este tem a forma oitavada e lisa.
Encima o colarinho e ábaco saliente, ao modo de tabuleiro, apresentando quatro braços em cruz, ao modo de cachorros com cabeças de animais salientes nos ângulos.
A peça de remate é formada por um bloco prismático com o escudo das quinas de um dos lados e um largo tabuleiro saliente no topo. Em cima deste, uma pequena peanha quadrada que sustenta um pináculo bojudo de bom tamanho com remate esférico.
Este Pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Torre de Dona Chama, na freguesia Torre de Dona Chama.
(Distância: 62 m E)
Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da vila, foi edificada no século XVIII, estando considerada como dos exemplares melhor conservados da arquitetura religiosa barroca.
(Distância: 605 m NE)
Capela de medidas pequenas e simples, tem uma planta longitudinal de uma só nave com cunhais de cantaria encimados por pináculos.
(Distância: 606 m NE)
Este Castro foi um povoado fortificado da Idade do Ferro. Com poucos panos existentes, este povoado conserva vestígios da Idade de Bronze até à época Medieval.
(Distância: 1 km S)
Esta pequena capela de planta longitudinal é formada por um só nave. A fachada apresenta um portal de arco abatido, ladeado por dois óculos.
(Distância: 2 km NW)
Esta ponte de pedra atravessa o rio Tuela, ficando na estrada que faz ligação da Torre Dona Chama a Valpaços.
(Distância: 2 km SW)
A Igreja de São Mamede é um templo barroco do séc. XVIII. Correspondente ao verdadeiro contraste rural, a igreja mostra-nos a sua simplicidade em modestas proporções.
(Distância: 4 km NE)
Igreja de Santa Catarina, um dos poucos motivos turísticos de Vila Nova da Rainha.
(Distância: 5 km E)
A Igreja Paroquial de Nozelos, dedicada a Nossa Senhora de Assunção, é um templo religioso do século XVI.
(Distância: 5 km E)
Este pelourinho terminou partido em três partes na berma da estrada, sendo depois recolhido pela Junta de Freguesia de Arcas, à qual pertence Nozelas, com vista ao seu restauro e para levar para o local por ele de direito.
(Distância: 5 km NE)
Esta Igreja de Nossa Senhora dos Reis, do século XVII, está considerada como um exemplo de caso raro na região de Trás-os-Montes.