De planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares e, também com o mesmo tipo de planta, a sacristia que está adossada à capela-mor. A fachada de cantaria aparelhada rematada com cornijas e empena em aletas, sobrepujado por torre sineira quadrangular.
É formada por três panos, divididos por pilastras, que se prolongam até aos cunhais da torre. O pano central é rasgado pelo portal central em arco abatido, com pilastras sustentando a cornija encimada por pináculos e frontão curvo interrompido, com nicho ao centro.
O interior apresenta um coro-alto sustentado por um arco abatido, um arco triunfal pleno, com pinturas murais sobre o arco e nas paredes laterais, na entrada para a capela-mor. No tecto da igreja, em abóbada de berço, apresenta uma pintura da cena da Anunciação.
Na capela-mor apresenta um riquíssimo retábulo-mor em talha dourada com colunas salomónicas. A capela-mor é revestida com 24 caixotões pintados, respeitantes aos mistérios do rosário.
Este templo religioso está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Torre de Dona Chama, na freguesia Torre de Dona Chama.
(Distância: 62 m W)
O Pelourinho da Torre Dona Chama é dos mais antigos de Portugal, pois esta vila recebeu o seu primeiro foral ainda no tempo do reinado D. Dinis, decorria o ano de 1287.
(Distância: 552 m NE)
Este Castro foi um povoado fortificado da Idade do Ferro. Com poucos panos existentes, este povoado conserva vestígios da Idade de Bronze até à época Medieval.
(Distância: 554 m NE)
Capela de medidas pequenas e simples, tem uma planta longitudinal de uma só nave com cunhais de cantaria encimados por pináculos.
(Distância: 1 km S)
Esta pequena capela de planta longitudinal é formada por um só nave. A fachada apresenta um portal de arco abatido, ladeado por dois óculos.
(Distância: 2 km NW)
Esta ponte de pedra atravessa o rio Tuela, ficando na estrada que faz ligação da Torre Dona Chama a Valpaços.
(Distância: 2 km SW)
A Igreja de São Mamede é um templo barroco do séc. XVIII. Correspondente ao verdadeiro contraste rural, a igreja mostra-nos a sua simplicidade em modestas proporções.
(Distância: 4 km NE)
Igreja de Santa Catarina, um dos poucos motivos turísticos de Vila Nova da Rainha.
(Distância: 4 km E)
A Igreja Paroquial de Nozelos, dedicada a Nossa Senhora de Assunção, é um templo religioso do século XVI.
(Distância: 5 km E)
Este pelourinho terminou partido em três partes na berma da estrada, sendo depois recolhido pela Junta de Freguesia de Arcas, à qual pertence Nozelas, com vista ao seu restauro e para levar para o local por ele de direito.
(Distância: 5 km NE)
Esta Igreja de Nossa Senhora dos Reis, do século XVII, está considerada como um exemplo de caso raro na região de Trás-os-Montes.