×
Pontos de Interesse no Concelho de Esposende
Castro do Senhor dos Desamparados (Eira de Ana)
Num pequeno monte edificou-se um povoado fortificado compreendido entre os períodos da Idade de Bronze, Ferro e Romano. É de pequenas dimensões, com um sistema defensivo de duas muralhas reforçadas a norte e poente e por um fosso seguido de uma muralha em terra.
Cemitério Medieval das Barreiras (Fão)
Esta pequena vila de Fão mostra a sua antiguidade pelo cemitério medieval com 144 sepulturas e restos de um edifício. Estes remontam ao período entre os sécs. XI e XIV, sendo considerado o conjunto de cemitérios mais importantes da Idade Média europeia.
Coreto de Fão (Fão)
Situado no mesmo largo do Templo de Bom Jesus, tem uma planta hexagonal com uma escadaria de um dos lados que dá acesso ao palco.
Cruzeiro de Antas (Antas)
Colocado no fim do adro da igreja, em frente desta e da avenida que a antecede, este símbolo religioso foi construído em 1898 mas com alguma influência manuelina.
Dolmen do Rápido (Vila Chã (Freguesia))
O Dolmen do Rápido é o terceiro de um conjunto de três monumentos megalíticos, sendo constituído por duas Mamoas e um Dolmen. Este último é o único elemento a descoberto, estando os outros dois por escavar mas com marcação da posição.
Forjães, praia da Morena (Neiva)
Praia e uma das muitas azenhas de Forjães, junto ao rio Neiva
Forte de São João Batista (Esposende)
Também conhecido como Forte de Esposende, foi edificado entre 1699 e 1704 durante o reinado de D. Pedro II, inserindo-se no plano de proteção da costa portuguesa e da entrada do Rio Cávado.
Igreja da Misericórdia de Esposende (Esposende)
Tal como os Paços do Concelho, está situada na pequena Praça do Município. A Igreja da Misericórdia não tem uma data concreta, sabendo-se que a sua edificação terá ocorrido no tempo de D. Henrique, pertencendo ao século XVI.
Igreja da Misericórdia de Fão (Fão)
No centro histórico de Fão encontra-se a Igreja da Misericórdia que tem o início da sua história no século XVI. O único vestígio deste século é uma porta de arestas chanfradas que está adossado a este templo.
Igreja de Forjães (Igreja)
Igreja de Forjães e Torre Sineira e escadaria de acesso à igreja.