As sepulturas são constituídas à base de xisto (caixa e tampa) ou xisto e granito (caixa em granito e tampa em xisto), não se sabendo verdadeiramente entre estes quais os materiais utilizados.
Os esqueletos estavam orientados no sentido poente-nascente (cabeça-pés), à regra mediévica.
Mesmo sendo um exemplar importante ao nível europeu, não tem qualquer classificação.
Este ponto está situado na localidade Fão, na freguesia Apúlia e Fão.
(Distância: 557 m E)
No centro histórico de Fão encontra-se a Igreja da Misericórdia que tem o início da sua história no século XVI. O único vestígio deste século é uma porta de arestas chanfradas que está adossado a este templo.
(Distância: 650 m W)
Considerando ser dois corpos diferentes, a Casa e a Capela estão situadas no cimo de uma grande duna de areia, precisamente junto à praia, e esta dá-lhes o nome de Bonança.
(Distância: 713 m E)
Situado no mesmo largo do Templo de Bom Jesus, tem uma planta hexagonal com uma escadaria de um dos lados que dá acesso ao palco.
(Distância: 742 m E)
Situado à entrada de Fão, num largo adjacente à estrada nacional 13 no sentido Porto-Viana do Castelo, o Templo está delimitado por um pequeno muro com pilastras a rematar volumosas esferas de pedra, servindo as três entradas.
(Distância: 2 km N)
Esta povoação só viria a subir de estatuto à categoria de vila, e consequentemente sede de concelho, em 1572 por Carta Régia de D. Sebastião. Perante tal atributo foi construído o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho.
(Distância: 2 km N)
O edifício que recebe o Museu Municipal é um edifício emblemático da cidade pela sua planta e essencialmente pela sua fachada. Foi edificado como Teatro Club abrindo as suas portas no ano de 1911.
(Distância: 2 km N)
Tal como os Paços do Concelho, está situada na pequena Praça do Município. A Igreja da Misericórdia não tem uma data concreta, sabendo-se que a sua edificação terá ocorrido no tempo de D. Henrique, pertencendo ao século XVI.
(Distância: 2 km N)
Este pequeno largo está situado no centro histórico da cidade, igualmente com uma importância por ter três elementos também mediáticos.
(Distância: 2 km N)
Na pequena Praça do Município está situado o edifício dos Paços do Concelho. De origem do século XVIII, sofreu remodelações durante os anos até atingir o aspeto atual.
(Distância: 2 km N)
À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no séc XVI substituindo a capela primitiva, devotada a São Sebastião.