Tem vestígios de ocupação nos períodos seguintes como a Idade de Ferro, entrando pelo período da romanização no nosso território, culminando o reaproveitamento do lugar para a Época Medieval.
Por esta razão, o Castro de São Lourenço está dividido por fases para diferenciar as distintas ocupações. Este povoado, à semelhança dos grandes povoados castrenses, era constituído por três linhas defensivas, denotando intra-muros diversas fases de construção.
Maioritariamente, as habitações são circulares, com ou sem vestíbulo, surgindo num período posterior a esta ocupação em que as habitações aparecem num plano de supra-familiar em conjuntos e separados por muretos. As habitações de planta retangular, já pertencem ao período da romanização.
Este castro, dignamente recuperado e conservado, está classificado como Imóvel de Interesse Publico.
Este ponto está situado na localidade Vila Chã (Freguesia), na freguesia Vila Chã.
(Distância: 22 m E)
Capela de S. Lourenço, localizada no cimo do monte com o mesmo nome, na freguesia de Vila Chã, Esposende.
(Distância: 2 km NE)
Igreja Paroquial da freguesia de Vila Chã
(Distância: 3 km N)
O Dolmen do Rápido é o terceiro de um conjunto de três monumentos megalíticos, sendo constituído por duas Mamoas e um Dolmen. Este último é o único elemento a descoberto, estando os outros dois por escavar mas com marcação da posição.
(Distância: 3 km SE)
Num pequeno monte edificou-se um povoado fortificado compreendido entre os períodos da Idade de Bronze, Ferro e Romano. É de pequenas dimensões, com um sistema defensivo de duas muralhas reforçadas a norte e poente e por um fosso seguido de uma muralha em terra.
(Distância: 3 km SE)
Esta capela está situada num pequeno monte. Foi erigida em 1825, aquando das Invasões Francesas, por um devoto da ocasião que se sentiu tão desamparado quando a situação da altura se tornou desesperante.
(Distância: 3 km SW)
Também conhecido como Forte de Esposende, foi edificado entre 1699 e 1704 durante o reinado de D. Pedro II, inserindo-se no plano de proteção da costa portuguesa e da entrada do Rio Cávado.
(Distância: 3 km SW)
À saída da cidade para Barcelos, num recinto arborizado, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Saúde edificada no séc XVI substituindo a capela primitiva, devotada a São Sebastião.
(Distância: 3 km SW)
Este pequeno templo está situado na avenida paralela ao mar, com a frente virada para o interior da cidade. Foi edificada em 1699 e dedicada a São João Baptista.
(Distância: 3 km SW)
Edificada sobre a ermida primitiva que pertencia ao século XVI, este templo, cuja construção teve início neste mesmo século, tomou como invocação Santa Maria dos Anjos.
(Distância: 3 km SW)
Duas ruas e um largo, todos pertencentes à parte histórica de cidade. As ruas, num trajeto perpendicular ao largo, vão ao encontro deste, tendo o seu início na parte sul da cidade e atravessando-a.