×
Pontos de Interesse no Concelho de Albergaria-a-Velha
Igreja Nova de Ribeira de Fráguas (Fráguas)
A atual Igreja Paroquial de Ribeira de Fráguas, dedicada a São Tiago, é uma igreja de aspeto moderno, cuja construção iniciou em 1959 e a bênção e inauguração ocorreu em 27 Junho de 1971.
Mercado Municipal (Albergaria-a-Velha)
O Mercado onde de tudo se vende e de tudo se compra. Uma sede de concelho como Albergaria-a-Velha não podia deixar de ter o seu Mercado, comum em todas as regiões do país.
Moinho da Cova do Fontão (Fontão)
Um moinho ou azenha de rodízio, na Ribeira do Fontão, com quatro casais de mós mas apenas três em funcionamento, uma construção do século XIX.
Moinho de Baixo (Ribeira de Fráguas)
Um moinho ou azenha de rodízio, no rio Fílveda, com um único casal de mós. É pelo menos do século XIX.
Moinho de São Marcos de Baixo (São Marcos)
Um moinho ou azenha de rodízio, situado na localidade de São Marcos é uma construção do século XIX, sendo um dos 11 moinhos no Ribeiro de São Marcos.
Moinho do Chão do Ribeiro (Mouquim)
Um moinho ou azenha de rodízio, situado na localidade de Mouquim, movido pelo Ribeiro de Mouquim, contém um único casal de mós.
Moinho do Maia (Fial)
Na localidade de Fial, este moinho representa o maior número de moinhos em funcionamento em Albergaria-a-Velha.
Moinho do Porto de Riba (Soutelo)
Um moinho ou azenha de rodízio, no rio Jardim, com dois pares de mós. A construção é pelo menos do século XIX, sendo há pouco tempo recuperado.
Moinho do Ti Miguel (Fontão)
Um moinho ou azenha de rodízio, no Ribeiro do Fontão, com três pares de mós dos quais só dois funcionam.
Moinhos da Freirôa (Fradelos)
Um moinho ou azenha no rio Caima, fazendo parte do conjunto de cerca de cinquenta moinhos ao longo deste rio. Estas azenhas eram utilizadas não só pelos habitantes locais como pelas localidades vizinhas.