Com origem no século XVII, foi levado para este local no século XIX.
Assente numa base retangular de três degraus, mostra uma inscrição na base paralelepipédica que refere a rainha D. Teresa.
A cruz é de formato simples, de secção quadrada, sem decoração, apenas com uma semiesfera nos extremos.
Este ponto está situado na localidade Urgueiras, na freguesia Albergaria-a-Velha e Valmaior.
(Distância: 263 m N)
Este Santuário data de 1856 e foi construído como cumprimento de uma promessa a Nossa Senhora para acabar com a cólera ocorrida na região no ano anterior.
(Distância: 852 m NE)
Um moinho ou azenha no rio Caima, fazendo parte do conjunto de cerca de cinquenta moinhos ao longo deste rio. Estas azenhas eram utilizadas não só pelos habitantes locais como pelas localidades vizinhas.
(Distância: 2 km SE)
A Igreja Matriz de Valmaior é constituída por planta longitudinal em nave e capela-mor, como habitual mais estreita e baixa, tendo adossadas à fachada lateral esquerda a sacristia e a capela lateral.
(Distância: 2 km SE)
Situado no adro da Igreja Matriz de Valmaior, este simples cruzeiro em granito mostra a base antiga, possivelmente do século XVIII, enquanto a cruz parece ser mais recente.
(Distância: 3 km SW)
A Capela do Senhor de Santa Cruz é de construção do início do século XX, de planta longitudinal composta por nave e capela-mor.
(Distância: 3 km S)
A Capela do Espírito Santo, datada do século XIX contém na fachada frontal a porta de verga reta ladeada por dois pequenos óculos circulares e na face posterior duas janelas verticais estreitas.
(Distância: 3 km S)
A Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha foi inaugurada no dia 22 de junho de 2013, após o restauro e adaptação do Palacete da Quinta da Boa Vista e do Torreão.
(Distância: 3 km S)
Uma estátua da Rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques e fundadora do território de Albergaria-a-Velha pela Carta de Couto de Osseloa, em 1117.
(Distância: 3 km S)
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, que foi fundada na época medieval, estava em ruínas nos meados do século XVII, sendo reconstruída no final desse século.
(Distância: 3 km S)
Situado no Largo Primeiro de Dezembro, este chafariz pode ter sido edificado no século XIX.