A partir de 2003 os moinhos começaram a ser recuperados, tendo finalmente volta à atividade em 2014 depois de 40 anos parados.
Este ponto está situado na localidade Fradelos, na freguesia Branca.
(Distância: 629 m SW)
Este Santuário data de 1856 e foi construído como cumprimento de uma promessa a Nossa Senhora para acabar com a cólera ocorrida na região no ano anterior.
(Distância: 852 m SW)
Este Cruzeiro, situado atualmente no recinto do Santuário da Senhora do Socorro, esteve anteriormente na entrada sul de Albergaria.
(Distância: 2 km N)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres, em Fradelos, é uma pequena capela em forma octogonal e terminada em pirâmide. A capela foi feita ou reconstruída no século XIX.
(Distância: 3 km NE)
A Igreja de S. Tiago foi a Igreja Matriz de Ribeira de Fráguas antes da construção da Igreja Matriz atual, sendo agora a casa mortuária.
(Distância: 3 km NE)
A atual Igreja Paroquial de Ribeira de Fráguas, dedicada a São Tiago, é uma igreja de aspeto moderno, cuja construção iniciou em 1959 e a bênção e inauguração ocorreu em 27 Junho de 1971.
(Distância: 3 km S)
A Igreja Matriz de Valmaior é constituída por planta longitudinal em nave e capela-mor, como habitual mais estreita e baixa, tendo adossadas à fachada lateral esquerda a sacristia e a capela lateral.
(Distância: 3 km S)
Situado no adro da Igreja Matriz de Valmaior, este simples cruzeiro em granito mostra a base antiga, possivelmente do século XVIII, enquanto a cruz parece ser mais recente.
(Distância: 3 km NW)
Capela de Nossa Senhora da Alegria em Albergaria-a-Nova, recentemente modificada.
(Distância: 3 km NW)
O Centro Cultural da Branca, da autoria de Carrilho da Graça, foi inaugurado em 2006 com espaço para salas de aula e um auditório com 180 lugares.
(Distância: 3 km NE)
Os moinhos da Quinta da Ribeira formam um conjunto de dois moinhos cada um com um par de mós, no rio Fílveda, uma construção pelo menos do século XIX.