×
Pontos de Interesse no Concelho de Albergaria-a-Velha
Cruzeiro de Frossos (Frossos)
O Cruzeiro de Frossos, situado num espaço empedrado formando uma junção de ruas, é uma construção do século XVII.
Cruzeiro na Igreja de São Vicente (Souto)
O Cruzeiro situado no Adro da Igreja de S. Vicente, Matriz de Branca, é composto por um fuste de secção octogonal sobre uma base quadrada.
Cruzeiro na Igreja Matriz (Valmaior)
Situado no adro da Igreja Matriz de Valmaior, este simples cruzeiro em granito mostra a base antiga, possivelmente do século XVIII, enquanto a cruz parece ser mais recente.
Estátua da Rainha D. Teresa (Albergaria-a-Velha)
Uma estátua da Rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques e fundadora do território de Albergaria-a-Velha pela Carta de Couto de Osseloa, em 1117.
Igreja de Santa Cruz de Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha)
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, que foi fundada na época medieval, estava em ruínas nos meados do século XVII, sendo reconstruída no final desse século.
Igreja Matriz de Alquerubim (Alquerubim)
Sob o orago de Santa Marinha, a Igreja Matriz de Alquerubim está situada no lugar de Fontes, freguesia de Alquerubim.
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves (Angeja)
A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves é uma construção de três naves, tendo sido reedificada no século XVII. Sofreu novas alterações nos séculos XIX e XX.
Igreja Matriz de São João de Loure (São João de Loure)
A Igreja Matriz de São João de Loure, dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVII em que se destaca a talha dourada do mesmo século.
Igreja Matriz de São Vicente (Souto)
A Igreja Matriz de Branca é de uma só nave, tendo sido reedificada em 1695. No interior o destaque vai para os retábulos barrocos do século XVII ou XVIII.
Igreja Matriz de Valmaior (Valmaior)
A Igreja Matriz de Valmaior é constituída por planta longitudinal em nave e capela-mor, como habitual mais estreita e baixa, tendo adossadas à fachada lateral esquerda a sacristia e a capela lateral.