×
Pontos de Interesse no Concelho de Albergaria-a-Velha
Casa do Dr. António Fortunato de Pinho (Albergaria-a-Velha)
O Dr. António Fortunato de Pinho foi o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha por 3 vezes, em 1918, 1919 e 1926. Mandou construir a sua casa em estilo Arte Nova.
Casa e Capela de Santo António (Albergaria-a-Velha)
Uma casa do século XVIII pertencente a uma família abastada da cidade, com uma planta desenvolvida em comprimento, expressão relativa à arquitectura setecentista, com a capela adossada à casa.
Centro Cultural de Branca (Albergaria-a-Nova)
O Centro Cultural da Branca, da autoria de Carrilho da Graça, foi inaugurado em 2006 com espaço para salas de aula e um auditório com 180 lugares.
Chafariz no Largo Primeiro de Dezembro (Albergaria-a-Velha)
Situado no Largo Primeiro de Dezembro, este chafariz pode ter sido edificado no século XIX.
Cine-Teatro Alba (Albergaria-a-Velha)
O Cineteatro Alba foi construído na segunda década do século XX com uma imponente fachada Arte Nova, iniciando a sua atividade no Carnaval de 1924.
Cruzeiro da Rua da Costa (Angeja)
O Cruzeiro da Rua do Costa, uma construção do século XVII, é um cruzeiro de fuste cilíndrico e capitel jónico terminado numa cruz latina simples.
Cruzeiro da Senhora do Socorro (Urgueiras)
Este Cruzeiro, situado atualmente no recinto do Santuário da Senhora do Socorro, esteve anteriormente na entrada sul de Albergaria.
Cruzeiro de Açores (Açores)
Um cruzeiro com uma cruz com os braços em forma de trevo. A cruz assenta num pedestal com motivos em baixo relevo, sobre uma plataforma em três degraus.
Cruzeiro de Assilhó (Assilhó)
O Cruzeiro de Assilhó, situada próximo da Capela de S. José, data possivelmente do século XIX.
Cruzeiro de Fontes (Alquerubim)
Situado em frente da Igreja Matriz, o Cruzeiro de Fontes assenta sobre uma base quadrada de dois degraus, estando o mais baixo ao nível do chão.