×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Paiva
Moinhos de Pisão (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Um grupo de moinhos junto do rio Paiva atualmente desativados mas que podem ser visitados para se poder entender como foi o seu funcionamento. Há dois moinhos na margem direita do rio e um moinho na margem esquerda.
Moinhos do Pêgo (Vila Cova à Coelheira)
Situados na margem oposta em relação à Praia Fluvial, na margem esquerda do rio Covo, estes Moinhos de Pêgo são constituídos por três azenhas. Embora atualmente desativados, os canais de condução de água continuam no local para se poder ver como trabalharam em tempos.
Museu Arquelógico do Alto Paiva (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Num edifício construído especialmente para este fim, o Museu mostra exposições referentes à história do território da bacia do rio Paiva desde a pré-história.
Padrão dos Centenários (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Um padrão com cerca de 3 metros de altura, tem o fuste de secção quadrada sobre três degraus também quadrados e no topo brasões nacionais e ainda uma esfera armilar terminada com a cruz de Cristo.
Parque de Merendas da Nossa Senhora da Boa Sorte (Touro)
Um parque muito arborizado com diversas mesas e bancos de pedra excelente para se passar uma boa parte do dia em jogos, passeio ou descanso, além da merenda. Ao longo do parque existem diversas cruzes simbolizando uma Via Sacra.
Parque Polidesportivo de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Um parque com campos para diversas modalidades de jogos, iluminação artificial e bancada com espaço para 200 lugares no campo de futebol de 11.
Pelourinho de Alhais (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Este pelourinho do século XVI está uma forma completamente fora do normal, assente sobre um enorme bloco de granito e sem degraus. O fuste é cilíndrico e liso, com dois metros de altura.
Pelourinho de Fráguas (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Houve uma primeira referência a Fávregues como concelho em 1128, por D. Teresa. D. Manuel I outorgou foral a Frágoas em 1514 quando possivelmente foi erguido o pelourinho. Foi concelho até 1895 e de novo desde 1898 já com a designação atual de Vila Nova de Paiva.
Pelourinho de Vila Cova à Coelheira (Vila Cova à Coelheira)
Vila Cova à Coelheira foi referida nas Inquirições de D. Afonso III em 1258, pertencendo à Ordem do Hospital. Recebeu foral de D. Manuel I em 1514, sendo o concelho extinto no século XIX e integrado em Vila Nova de Paiva.
Ponte Nova (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Conhecida como Ponte Nova antes de 1910, foi mudada a designação vulgar para Ponte Velha dadas as obras de remodelação que ocorreram em 1955 noutra ponte a jusante.