O maior esteio corresponde à cabeceira. Neste existiram pinturas. A terminar existe a laje de cobertura.
Uma parte do monumento, a mamôa, foi destruída pelos trabalhos agrícolas naquele local.
Este ponto está situado na localidade Pendilhe, na freguesia Pendilhe.
(Distância: 1 km NW)
Um cruzeiro com fuste mais pequeno do que o habitual sucessivamente sobre uma esfera, um bloco e uma base piramidal, mostra uma imagem de Cristo mais recente do que o cruzeiro.
(Distância: 1 km NW)
No centro de Pendilhe existe um grupo de mais de uma dezena de canastros ou espigueiros feitos em madeira e assentes em bases elevadas para guardar o milho durante o inverno.
(Distância: 1 km NW)
Pendilhe é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva, com uma população de 546 habitantes segundo os Censos de 2011. Foi vila e sede de concelho até 1834, nesse tempo com 496 habitantes, pouco menos do que em 2011.
(Distância: 1 km NW)
Situada nas proximidades da Igreja Matriz, é uma capela simples com a fachada em arco perfeito encimada por um pequeno óculo circular e a sineira.
(Distância: 1 km NW)
Destaca-se a fachada frontal terminada em tímpano e ladeada por pilastras, com uma janela em óculo polilobado. A grande torre sineira no lado direito é terminada numa varanda com uma pequena torre ao centro.
(Distância: 2 km N)
Trata-se de um conjunto sepulcral do Rapadouro, um conjunto de quatro antas datadas da Idade do Cobre, que foram descobertas e estiveram a ser estudadas entre 1993 e 1996.
(Distância: 3 km SE)
Um Centro Cultural e Recreativo que inclui diversas atividades culturais, como a Banda Musical, o Clube Desportivo e o Grupo Cénico.
(Distância: 3 km SE)
Vila Cova à Coelheira é uma freguesia pertencente ao concelho de Vila Nova de Paiva que, tendo sido uma importante comenda da Ordem de Malta, foi sede de Concelho até ao início do século XIX, incluindo nesse tempo a atual freguesia de Touro.
(Distância: 3 km SE)
Vila Cova à Coelheira foi referida nas Inquirições de D. Afonso III em 1258, pertencendo à Ordem do Hospital. Recebeu foral de D. Manuel I em 1514, sendo o concelho extinto no século XIX e integrado em Vila Nova de Paiva.
(Distância: 3 km SE)
Um cruzeiro no Largo da Restauração com cerca de 5 metros de altura, o fuste assenta sobre um bloco e 4 degraus e termina com uma cruz.