×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Paiva
Igreja Matriz de Fráguas (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Na Igreja Matriz de Fráguas destaca-se a fachada com a porta principal encimada pelo tímpano triangular interrompido pela sineira dupla e ladeada de pilastras. Ao centro do tímpano abre-se uma pequena janela em óculo.
Igreja Matriz de Pendilhe (Pendilhe)
Destaca-se a fachada frontal terminada em tímpano e ladeada por pilastras, com uma janela em óculo polilobado. A grande torre sineira no lado direito é terminada numa varanda com uma pequena torre ao centro.
Igreja Matriz de Queiriga (Queiriga)
A Igreja Matriz atual foi construída no século XX, entre 1953 e 1965. Salienta-se a torre sineira que é uma construção de que faz parte a porta principal sobreposta por uma grande janela em altura mas estreita.
Igreja Matriz de São Sebastião (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
A Igreja de São Sebastião, Matriz de Vila Nova de Paiva, é uma construção românica do século XI ou XII, mas com obras de reconstrução entre os século XVIII e XX e com caraterísticas barrocas no interior.
Igreja Matriz de Touro (Touro)
A Igreja Matriz de Touro é uma igreja recente com a fachada aberta por uma porta retangular centrada numa ogiva, destacada com tímpano triangular ladeado por pináculos. Por cima destacam-se as três janelas retangulares terminadas também em ogiva.
Igreja Matriz de Vila Cova à Coelheira (Vila Cova à Coelheira)
A Igreja Matriz de Vila Cova à Coelheira é uma igreja do século XVII em que se destaca a torre sineira sobre a fachada frontal, ligeiramente recuada. As pilastras que ladeiam a tore são continuadas até à base, ladeando assim a porta principal.
Jardim de Homenagem ao Emigrante em Fráguas (Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais)
Um pequeno jardim no centro da localidade com árvores e bancos, um espaço de descanso e de convívio. Num extremo do jardim existe a estátua ao emigrante e no outro extremo um cruzeiro.
Junta de Freguesia de Pendilhe (Pendilhe)
Pendilhe é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva, com uma população de 546 habitantes segundo os Censos de 2011. Foi vila e sede de concelho até 1834, nesse tempo com 496 habitantes, pouco menos do que em 2011.
Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira (Vila Cova à Coelheira)
Vila Cova à Coelheira é uma freguesia pertencente ao concelho de Vila Nova de Paiva que, tendo sido uma importante comenda da Ordem de Malta, foi sede de Concelho até ao início do século XIX, incluindo nesse tempo a atual freguesia de Touro.
Minas de Queiriga (Queiriga)
As Minas da Queiriga, ou Minas de Lagares, eram usadas para extração de minério, principalmente óxido de estanho e volfrâmio. Tendo o seu ponto alto na década de 1940, tinha na altura 500 operários.