×
Pontos de Interesse no Concelho de Marco de Canaveses
Capela de Fandinhães (Paços de Gaiolo)
Igreja com arquitectura Românica. Tem frontal de altar hispano-árabe e altar mor de talha dourada e branca.
Cidade Romana de Tongóbriga (Marco de Canaveses)
Esta estrutura castrejo-romana Tongóbriga foi possivelmente criada pelo Imperador Augusto, que fez com que esta evoluísse nos campos político, económico e administrativo.
Igreja de Santa Eulália (Constance)
A Igreja Matriz de Constance está situada na Travessa da Igreja, sem qualquer dado existencial, levando-nos à possibilidade de pertencer entre os séculos XIII e XIV.
Igreja de S. Nicolau (São Nicolau)
Igreja muito simples, rematada com uma torre sineira, o pórtico principal é de arco quebrado, do século XII. O interior é também muito simples.
Igreja de Soalhães (Soalhães)
Erguida no convento beneditino instituído nos sécs. IX e XI extinto antes de 1245 por D. Sancho II e convertida em abadia secular na centúria de XIII.
Igreja de Tabuado (Tabuado)
As suas origens remontam ao período do reinado de D. Afonso Henriques, ao séc. XII. Edifício de modestas proporções, de nave única e capela-mor rectangular.
Igreja de Vila Boa de Quires (Vila Boa de Quires)
Templo românico com retábulos de talha em estilo neo-clássico. No interior, restaurado no séc. XIX, saliente-se o arco da capela-mor que assenta em colunas com capitéis ornamentados.
Memorial de Alpendorada (Vila de Alpendorada)
Um dos quatro memoriais existentes no Norte de Portugal, com a mesma tipologia que o de Irivo e o de Arouca, tudo indica a contemporaneidade entre eles, de meados do século XIII.
Mosteiro de Vila Boa do Bispo (Vila Boa do Bispo)
Com uma origem à partida muito polémica, a história do Mosteiro de Vila Boa do Bispo é baseada nos sarcófagos ali existentes.