A Igreja Matriz de Constance está situada na Travessa da Igreja, sem qualquer dado existencial, levando-nos à possibilidade de pertencer à época entre os séculos XIII e XIV. Tal conclusão poderá ser ajudada pela existência de registos documentados de referência à localidade nas inquirições de 1258 e que em 1320 a paróquia já havia sido constituída.
Posicionada longitudinalmente, tem um pequeno mureto que a circunda parcialmente formando por isso um adro em toda a sua volta.
De planta retangular, é formada por nave e capela-mor e adossada a esta, ao lado esquerdo, está a torre sineira. É antecedida por um alpendre retangular formada por um pequeno muro com a cobertura em telha assente em seis colunas. A abertura é feita na parte central.
A fachada, em frontão triangular, é rematada por pináculos e uma cruz ao centro. Tem como rasgos a porta principal em verga reta encimada pelo rasgo de uma frecha.
A torre quadrangular de quatro sineiras rematado por quatro pináculos termina com a cobertura em pirâmide quadrangular.
Este ponto está situado na localidade Constance, na freguesia Constance.
(Distância: 2 km W)
Este monumento é dos poucos monumentos mais incrivelmente fantástico e invulgar, mesmo tendo morrido à nascença. Decorria o ano 1734 começou a ser edificado.
(Distância: 2 km S)
Igreja muito simples, rematada com uma torre sineira, o pórtico principal é de arco quebrado, do século XII. O interior é também muito simples.
(Distância: 3 km W)
Templo românico com retábulos de talha em estilo neo-clássico. No interior, restaurado no séc. XIX, saliente-se o arco da capela-mor que assenta em colunas com capitéis ornamentados.
(Distância: 4 km SE)
(Distância: 5 km N)
Atualmente é conhecido como Pelourinho de Vila Meã, mas teve o seu início no século XVI como Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega.
(Distância: 5 km N)
Esta foi a Antiga Casa da Câmara do extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. Edificada nos séculos XVII e XVIII, insere-se numa arquitetura civil barroca.
(Distância: 5 km N)
Edificada no primeiro quartel do séc. XIV, este templo enquadra-se no romântico tardio seguindo os traços do portal principal, sem tímpano.
(Distância: 5 km SE)
As suas origens remontam ao período do reinado de D. Afonso Henriques, ao séc. XII. Edifício de modestas proporções, de nave única e capela-mor rectangular.
(Distância: 5 km E)
(Distância: 6 km S)
Esta estrutura castrejo-romana Tongóbriga foi possivelmente criada pelo Imperador Augusto, que fez com que esta evoluísse nos campos político, económico e administrativo.