×
Pontos de Interesse no Concelho de Santana
Achada do Teixeira (São Jorge)
A Achada do Teixeira é um local, a caminho do Pico Ruivo, de onde tem uma excelente vista panorâmica sobre todo o concelho.
Calhau de São Jorge (São Jorge)
Neste local existem as ruínas dos antigos engenhos de cana-de-açúcar, construídos no início do povoamento da Madeira. O elemento mais visível destas ruínas é o pórtico de entrada.
Câmara Municipal de Santana (Santana)
Esta é a Câmara Municipal de Santana, sede do concelho do mesmo nome. Esta denominação da localidade deve-se a existir uma capela em honra e com o nome de Santa Ana.
Casas Típicas de Santana (Santana)
Santana apareceu no traçado da rota turística da Ilha de Madeira, tornando-se num dos pontos mais visitados desta mesma ilha.
Farol de São Jorge (São Jorge)
Farol situado no sítio da Vigia.
Fontanário General Craveiro Lopes (Santana)
Este fontanário, situado próximo da Igreja Paroquial de Santana, foi inaugurado em 1 de junho de 1955. Está classificado como Monumento de Valor Local.
Fortim do Faial (Faial)
Este fortim foi edificado no séc XVIII, possuindo uma forma arredondada. Os pequenos canhões tinham a sua utilidade para as celebridades da Nossa Senhora da Natividade.
Igreja Matriz de São Jorge (São Jorge)
Do séc. XVII, a Igreja Matriz de São Jorge é o ex-libris do concelho de Santana e a maior igreja de estilo barroco da Madeira.
Igreja Matriz do Arco de São Jorge (Arco de São Jorge)
A construção desta igreja iniciou em 1740 para substituir uma ermida, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, que se encontrava bastante danificada.
Igreja Matriz do Faial (Faial)
Igreja dedicada a Nossa Senhora da Natividade, construída em 1746 para substituir outra anterior de 1531 que ficou danificada devido à violência das correntes.