São Roque do Faial, uma pequena freguesia situada na encruzilhada entre Santana e Porto da Cruz e para as montanhas centrais da ilha. A sua denominação deve-se ao facto de a sua população ter como seu orago este mesmo Santo, e o termo Faial por esta mesma ter como vizinha Faial.
Esta vila está numa posição mais elevada, pois está encravada na base do maciço montanhoso central e entre as ribeiras da Metade e do Castelejo. Esta situação é para não acontecer o mesmo que à sua antiga povoação com o mesmo nome, que foi arrastada para o mar em 1883 devido às intempéries invernais.
Este ponto está situado na localidade São Roque do Faial, na freguesia São Roque do Faial.
(Distância: 2 km N)
Igreja dedicada a Nossa Senhora da Natividade, construída em 1746 para substituir outra anterior de 1531 que ficou danificada devido à violência das correntes.
(Distância: 2 km NE)
Penha d´Aguia, este maravilhoso dom da natureza, vista à entrada da Vila do Porto da Cruz, situada no Concelho do Machico, é o seu máximo ex-libris da Natureza.
(Distância: 2 km N)
Este fortim foi edificado no séc XVIII, possuindo uma forma arredondada. Os pequenos canhões tinham a sua utilidade para as celebridades da Nossa Senhora da Natividade.
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
Este engenho de açúcar é um dos dois principais da ilha ainda em funcionamento. Está situado na parte norte da ilha, havendo outro engenho no sul.
(Distância: 3 km E)