Esta igreja com o colégio anexado fazem parte da Ordem Religiosa Jesuíta, como se pode ver pelo estilo na fachada principal da igreja. O templo data do ano de 1624, estando terminado em 1640.
Uma estátua do Infante D. Henrique, o Navegador, o grande impulsionador do início da epopeia dos descobrimentos, chegando a algumas praças do norte de África, Açores e Madeira.
Situada na Praça da Autonomia, entre as ribeiras de Santa Luzia e João Gomes, pode-se ver fragmentos da muralha da Fortaleza de São Felipe edificada em 1581.
Foi em 1685 que o terreno onde se situa este edifício foi doado para a finalidade de serviços médicos. A ideia era para a Misericórdia, e acabaria por ser denominado de Hospital de Santa Isabel.
O Palácio de Ornelas foi edificado nos séculos XVII e XVIII, pertencente ao grupo das casas solarengas da cidade, importantes no âmbito de edifícios urbanos.
Um monumental palácio barroco do século XVII, de planta retangular, formado por três pisos, sendo o térreo ocupado por lojas e arrecadações e o seguinte por serviços, entre os quais o Tribunal de Menores.
Este Portão dos Varadouros foi a parte integrante das muralhas que circundavam a cidade. Era uma das cinco portas existentes na cidade, que dava acesso ao varadouro de embarcações na antiga Praia do Calhau.