×
Pontos de Interesse no Concelho de Lourinhã
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Nadrupe)
Uma igreja do século XIX com a torre sineira adossada à esquerda da fachada, foi construída pelos habitantes por se terem livrado da pandemia da febre amarela. No final do século XX as paredes internas foram parcialmente revestidas a mármore.
Igreja de Nossa Senhora da Guia (Atalaia de Cima)
Uma igreja moderna, destaca-se a cruz e o alpendre na frente da igreja e a torre sineira cilíndrica no lado esquerda da mesma.
Igreja de Nossa Senhora da Penha de França (Vale de Viga)
Uma capela com a entrada antecedida por um alpendre, composta por nave e capela-mor e ainda a sacristia adossada à esquerda.
Igreja de Nossa Senhora das Dores (Zambujeira)
Uma capela inserida num recinto onde também existe um coreto e um cruzeiro, é de planta longitudinal com anexo à esquerda, com a sineira sobre o anexo e a fachada terminada pela cruz ladeada pelos pináculos sobre os cunhais.
Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Seixal)
Inaugurada em junho de 1978, é uma igreja moderna de três naves separadas por colunas. Destaca-se a torre sineira afastada da igreja e uma imagem da padroeira no lado oposto.
Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã)
Esta é conhecida como a Antiga Igreja Matriz da Lourinhã, havendo divergências quanto à sua cronologia. Crê-se que o templo tenha sido edificado entre 1384 e 1397.
Igreja de São Bartolomeu de Galegos (São Bartolomeu dos Galegos)
A Igreja de São Bartolomeu pertence a uma povoação bastante antiga que remonta ao tempo do neolítico, tendo sido encontrados neste recinto vestígios dessa antiguidade.
Igreja de São Miguel (Vimeiro)
Igreja Matriz do Vimeiro, igreja de três naves e capela-mor de arquitetura barroca do século XVII, as naves são decoradas com azulejos de padrão. A fachada é aberta pela porta em moldura de arco abatido encimada por janela de vitral circular.
Igreja do Divino Espírito Santo (Moledo)
Uma igreja com arquitetura do século XVII e remodelada no século XX, de nave única, a entrada é antecedida por um alpendre e destaca-se a grande torre sineira.
Igreja do Espírito Santo (Toledo)
Igreja de planta longitudinal, a capela-mor é separada da nave por uma escadaria. A fachada é aberta pela porta principal com tímpano triangular sobreposta de uma janela idêntica.