À semelhança do mesmo tipo da costa norte de Portugal, foi edificado após a Restauração da Independência de Portugal, na proteção do território entre a costa de Peniche até a Serra de Sintra, dos espanhóis, corsários e piratas.
Foi o Conde de Cantanhede, mais tarde Marquês de Marialva, D. António Luís de Meneses, o grande impulsionador para a edificação do forte, ficando as obras terminadas em 1674.
Depois da Guerra Civil (1828-1834), e com a evolução dos meios bélicos, o forte perdeu a sua função defensiva, caindo ao abandono e restando agora apenas a sua deterioração.
Apresenta uma planta quadrangular reforçada nas extremidades por guaritas circulares cobertas por abóbada cónica.
Em 2004 a Câmara entrou em acordo com a Direção Geral do Património, na cedência do imóvel para futura utilização cultural da Rota dos Dinossauros, uma vez que este Imóvel está classificado como Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Paimogo, na freguesia Lourinhã e Atalaia.
(Distância: 3 km S)
A Praia da Areia Branca está situada a quinze quilómetros a sul de Peniche e quase no limite norte do concelho de Lourinhã, um pouco a sul da divisão entre o distrito de Lisboa e o de Leiria.
(Distância: 3 km E)
Campo de futebol com piso em terra batida e iluminação artificial, para treinos e jogos das equipas locais.
(Distância: 3 km SE)
Inaugurada em junho de 1978, é uma igreja moderna de três naves separadas por colunas. Destaca-se a torre sineira afastada da igreja e uma imagem da padroeira no lado oposto.
(Distância: 3 km E)
Igreja em que se destaca a torre sineira volumosa adossada à direita com a fachada aberta pela porta retangular sobreposta de uma janela, tal como a torre com porta e janela mais estreitas.
(Distância: 3 km SE)
Uma capela inserida num recinto onde também existe um coreto e um cruzeiro, é de planta longitudinal com anexo à esquerda, com a sineira sobre o anexo e a fachada terminada pela cruz ladeada pelos pináculos sobre os cunhais.
(Distância: 4 km E)
Um parque com a maior exposição ibérica de fósseis de dinossauros, o maior museu ao ar livre em Portugal, onde estão representados mais de 180 modelos de dinossauros à escala real.
(Distância: 4 km N)
A Igreja de Nossa Senhora da Consolação está situada no largo e em frente da fortaleza, todos com o mesmo nome. Foi edificada no séc. XVIII perto do local de uma anterior ermida consagrada ao mesmo culto.
(Distância: 4 km NW)
Tendo também o nome de Forte de Nossa Senhora da Consolação, esta fortaleza surgiu no âmbito de reforçar a defesa da enseada de Peniche cruzando fogo com a fortaleza da vila.
(Distância: 5 km N)
Praia da Consolação junto do forte.
(Distância: 5 km E)
Uma igreja situada próximo do centro da localidade, destaca-se a grande torre sineira sobre o alpendre que antecede a porta principal. A torre é aberta na base e em janelas laterais e frontais, das quais a superior frontal contém o sino.