×
Pontos de Interesse no Concelho de Gouveia
Barragem de Vale do Rossim (Aldeias e Mangualde da Serra)
A Barragem de Vale do Rossim, na ribeira da Fervença, entrou em funcionamento em 1956 e a respetiva albufeira ocupa uma área de 0,37 km².
Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira (Gouveia)
A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira está instalada no antigo Solar da família Serpa Pimental. Sendo dedicada a este escritor, contém o seu espólio composto por oito mil volumes.
Cabeça do Velho (Aldeias e Mangualde da Serra)
A Cabeça do Velho é um curioso afloramento de granito que, visto da estrada na direção de Manteigas para Gouveia, parece a figura de uma cabeça humana.
Câmara Municipal de Gouveia (Gouveia)
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
Capela de Santa Cruz (Gouveia)
A Capela Santa Cruz ou Capela da Senhora das Boas Novas tem origem num conto, segundo o qual apareceu uma imagem da Virgem Maria pendurada pelo pescoço, como se fosse enforcada.
Capela de Santa Marta (Melo e Nabais)
A Capela de Santa Marta ou Capela de Nossa Senhora da Conceição pode ter sido construída entre os meados do século XVI e início do século seguinte, tendo em conta o tipo de construção.
Capela do Senhor do Calvário (Gouveia)
A Capela do Senhor do Calvário é um local de peregrinação, sendo antecedida por uma escadaria onde estão situadas duas capelas dos passos da Via Sacra, da Agonia de Jesus no Horto e do Beijo de Judas.
Casa da Torre (Gouveia)
A Casa da Torre, ou Palácio dos Távoras, é um edifício habitacional do século XVI que pertenceu aos Marqueses de Gouveia.
Convento de São Francisco (Gouveia)
Não sendo possível precisar a época da construção do Convento de São Francisco, está no entanto associada à Ordem dos Templários que se instalou em Gouveia entre 1125 e 1312.
Cruzeiro dos Centenários de Gouveia (Gouveia)
Um cruzeiro inaugurado em 1940 erigido pela Comemoração dos Centenários.