É uma capela de planta retangular com nave única.
A fachada principal virada para sul é formada por portal em volta perfeita com uma arquivolta, ladeado por pilastras falsas vazadas em relevo, encimado por um friso e um arco perfeito interrompido por um nicho com uma escultura de São Paulo. O conjunto é encimado por tímpano triangular.
Curiosamente, a fachada lateral leste é idêntica à frontal, mas o nicho contém uma imagem de São João Baptista. Ladeando a porta, uma janela de moldura retangular com guarda de ferro completa esta fachada. Sobre a fachada leste está situada a pequena sineira.
A capela está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1938.
Este ponto está situado na localidade Melo e Nabais, na freguesia Melo e Nabais.
(Distância: 70 m W)
Um pelourinho datado do século XVI, foi erguido, após receber o foral por D. Manuel I em 1515, junto da Casa da Câmara.
(Distância: 2 km SE)
Folgosinho recebeu sucessivas cartas de foral de D. Sancho I, D. Afonso II, D. Dinis e finalmente o foral novo de D. Manuel I em 1512, que levou à construção do respetivo pelourinho.
(Distância: 4 km SW)
O Parque Ecológico de Gouveia, criado em 1999 pelo Município numa área de 6 hectares, está equipado com diversas espécies de plantas e uma imensa série de animais, entre mamíferos, aves e répteis.
(Distância: 5 km SW)
O Curral do Negro é um parque arborizado situado a cerca de 3 km de Gouveia. A sua extensão e localização permite grandes passeios pela natureza, descanso e tudo o mais.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 5 km SW)
A Capela do Senhor do Calvário é um local de peregrinação, sendo antecedida por uma escadaria onde estão situadas duas capelas dos passos da Via Sacra, da Agonia de Jesus no Horto e do Beijo de Judas.
(Distância: 6 km SW)
O Museu da Miniatura Automóvel foi inaugurado em 24 de novembro de 2007, com base na coleção de Fernando Taborda e com a colaboração da Câmara Municipal de Gouveia.
(Distância: 6 km SW)
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.
(Distância: 6 km SW)
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
(Distância: 6 km NE)
Conta uma lenda que apareceu um lagarto gigantesco aos habitantes de Vila Ruiva e estes pediram proteção ao Arcanjo São Gabriel. São Gabriel salvou-os do lagarto gigantesco e estes, como forma de agradecimento, construiram esta capela que lhe dedicaram.